Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2003 - 16h26

Computador não vai substituir movimentos humanos, diz designer

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online

Outra cena de ação que promete entrar para a história do cinema em "Matrix Reloaded" é a da luta entre Morpheus (Laurence Fishburne) e os agentes gêmeos em cima de um caminhão em movimento. Ela não é real e foi toda feita em 3D, mas não garante que o computador vá substituir o ser humano no cinema.

Divulgação
Veja mais fotos
Cena de "Matrix Reloaded";
veja mais fotos do filme

"Não seria viável filmar com tudo se mexendo", disse Gurman. Para esta cena, a equipe de produção construiu uma pista de corrida em Sidney, onde a maior parte das cenas foi rodada, para captar parte das imagens.

Já a perseguição de carro que aparece no meio do filme é metade real, metade virtual. A cena de luta dentro de uma galeria tem algumas coisas reais, outras não.

Todas as cenas, no entanto, não dão evidências claras de que não são reais.

Substituição

Apesar de saber que um filme pode ser feito inteiramente no computador apenas com a captura de movimentos e traços humanos, Gurman acha que os atores não serão substituídos. "Cada um tem um jeito, a distância de braços é diferente de pessoa para pessoa, o jeito de andar é diferente...", afirmou.

As cenas variavam de 3 segundos a 20 segundos, com 24 quadros por segundo. Durante a captura das cenas de lutas e violência, as marcas para o "motion capture" caíam, segundo Gurman, e o animador tinha que limpar o vídeo, identificando de quem era a marca e reconstruindo isso tudo virtualmente.

Foram utilizadas 32 câmeras de "motion capture". Segundo ele, isso não deve substituir o ser humano para que os movimentos não fiquem todos iguais.

Para ele, personagens digitais não devem vender um filme, mas sim uma boa história. "O Gollum ("O Senhor dos Anéis") foi a melhor coisa do filme. Acho que vale a pena se isso for feito para contar a história, não para vender o filme."

Gurman não assistiu ao filme ainda e, junto de outros milhares de fãs, espera o resultado final nos cinemas.

Leia mais
  • "Matrix Reloaded" constrói cenas de luta completamente virtuais
  • Brasileiro trabalhou com os irmãos Wachowski para fazer "Matrix"
  • Crítica: Apesar dos efeitos, "Matrix Reloaded" é chato

    Especial
  • Veja fotos de "Matrix Reloaded"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página