Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2003 - 18h52

Fotógrafa Fay Godwin apresenta outro lado da Inglaterra

CADU LEITE
free-lance para a Folha Online

Um cavalo em frente a uma típica cabine telefônica inglesa. Um búfalo no meio de uma rua de Londres. O jovem escritor Salman Rushdie, quando ainda não tinha escrito "Os Versos Satânicos", obra que levou o aiatolá Khomeini a oferecer US$ 6 milhões pelo seu assassinato. Essas imagens são exemplos de obras expostas na retrospectiva de Fay Godwin, uma das mais renomadas fotógrafas da Inglaterra atualmente.

Divulgação
Foto presente na retrospectiva de Godwin
A exposição "Landmarks" (Marcos) leva a um percurso pelo histórico da artista, que iniciou sua carreira depois dos 40 anos. Em sua primeira fase, ela fotografava principalmente pessoas do meio literário britânico.

"Ela tentou revelar o lado secreto deles, um pouco do lado pessoal de cada um", comenta Neil McConnon, organizador de exposições itinerantes do Barbican Centre de Londres.

Entre os retratados, estão os prêmios Nobel de Literatura Saul Bellow e Günter Grass. "Mas, na época das fotos, quase todos ainda estavam em início de carreira e não eram tão conhecidos assim", afirma McConnon.

Após essa fase, Godwin se dedicou principalmente às paisagens. "Ela gosta muito do interior da Inglaterra e buscou a essência do meio rural em imagens poéticas muito fortes."

Godwin também apresenta uma Inglaterra que até ingleses desconhecem. É o outro lado do país, o dos indianos imigrantes e de pessoas que querem pescar, mas são obrigadas a fazê-lo em região de alta radiação.

7º Cultura Inglesa Festival
O quê: Landmarks
Quando: Até o dia 13/7. Seg. a sáb.: 9h às 20h. Dom. e feriados: 10h às 18h
Onde: Centro Brasileiro Britânico (r. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, região oeste, tel. 0/xx/11/3814-4155)
Quanto: Entrada franca

Especial
  • Confira a programação e acompanhe o 7º Cultura Inglesa Festival
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página