Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2003 - 11h18

"African Sanctus do Brasil" faz longa jornada pela África

CADU LEITE
free-lance para a Folha Online

O espetáculo "African Sanctus do Brasil", que estreou ontem no 7º Cultura Inglesa Festival, faz uma verdadeira jornada pela África. O musicólogo David Fanshawe, idealizador do projeto que vem sendo apresentado pelo mundo há 30 anos, atinge o objetivo de resgatar músicas folclóricas em extinção. Além disso, ele as atualiza e adapta a diferentes culturas.

Por aqui, ele contou com o auxílio de seu "mentor brasileiro", o músico Flávio Pimenta, criador do grupo Meninos do Morumbi. E, como Pimenta já tinha o desejo de trazer o espetáculo para o país, o resultado foi a união de "African Sanctus" a seu grupo.

Durante o espetáculo, performances dos Meninos são intercaladas a músicas da missa heterodoxa de Fanshawe. Tudo é sempre acompanhado por slides em um telão que trazem imagens da jornada do musicólogo pela África e fotos do grupo brasileiro.

Quando atos de "African" são apresentados, é impressionante a harmonia entre as gravações de tribos africanas, a música tocada ao vivo pela banda, o imponente coro de 150 vozes, as intervenções da soprano Maureen Brathwaite e as imagens.

A música é ilustrada no telão e, em alguns momentos, o grupo brasileiro faz coreografias que trazem, literalmente, para o palco as imagens das tribos africanas.

Quando apresentam suas músicas, os Meninos exibem a reconhecida maestria nos mais diversos ritmos brasileiros, como o samba, o maracatu, ou a capoeira, e se encaixam perfeitamente no espetáculo.

Como mestre de cerimônia, o musicólogo, que estava cuidando do som do espetáculo, subiu ao palco para explicar a origem do projeto em suas viagens à África no começo dos anos 70.

Além disso, ele homenageou seu "mentor" Flávio e o berimbau, que não largava em nenhum momento. "Eu gravei o berimbau no sul e no leste da África. E, agora, vou gravá-lo aqui. Ele é o nosso símbolo", afirmou.

O espetáculo, que tem mais uma apresentação hoje, se encerrou com o "Hino pela Paz Mundial" e "Sanctus Gloria".

7º Cultura Inglesa Festival
O quê:
African Sanctus do Brasil
Quando: dia 14/5, às 21h
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº, Campos Elíseos, tel. 0/xx/11/3337-5414). 1.501 lugares
Quanto: R$ 10 (ingressos antecipados pelo tel. 0/xx/11/ 6846-6000)

Leia mais
  • "African Sanctus do Brasil" celebra missa universal pela paz
  • "African Sanctus" aproxima erudito e popular na Sala São Paulo
  • Musicólogo britânico David Fanshawe narra jornada pela África


    Especial
  • Confira a programação e acompanhe o 7º Cultura Inglesa Festival
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página