Em San Sebastián, diretor lança versão remasterizada do filme "Help!"
da France Presse, em San Sebastián
"Não poderíamos fazer um filme sobre as noitadas dos Beatles porque ele teria que ser classificado para maiores de 18 anos", afirmou hoje o diretor americano Richard Lester no Festival de Cinema de San Sebastián, ao apresentar uma versão remasterizada do filme "Help!", de 1965.
| Divulgação |
![]() |
| "Noitadas dos Beatles eram para maiores de 18 anos", diz diretor |
O diretor de "Robin and Marian" recordou que, após fazer "A Hard day's Night", um documentário em preto e branco sobre um típico dia dos Beatles, tinha a idéia de fazer outro, "desta vez obre as noitadas dos Beatles".
O protagonista do filme não seria John Lennon ou Paul McCartney mas sim Ringo "porque ele parecia sempre o mais vulnerável, sempre lá atrás com a bateria, sem falar nada. Era o homem perfeito", explicou Richard Lester.
Em "Help!", Ringo é perseguido, junto com todo o grupo, por uma seita e por dois cientistas loucos que querem recuperar um anel de sacrifício que está na bateria do grupo de Liverpool, o que produz uma série de cenas cômicas e musicais.
O diretor teve que escolher oito músicas do grupo para o filme. "No ritmo delas, não me preocupava a letra, foi uma eleição pelo ritmo das canções", disse Lester, que é considerado por muitos como o pai dos videoclipes.
A película conserva a metragem do original, sem que se tenha adicionado nada, principalmente por que não há registros antigos: "nos anos 60, quando se produzia filmes, um ano depois de sua entrega para a distribuidora se destruía todo o restante porque sua manutenção era muito cara", explicou, contando que o filme deve sair em DVD em novembro.
"A música também foi analisada pelos técnicos do Abbey Road", o estúdio em que os Beatles gravaram as músicas, conta Lester.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Movimento francês acusa "Tintim" de racismo
- Denzel Washington fará remake de filme de Walter Matthau
- "Roda Viva" entrevista rapper Mano Brown nesta segunda
- Novo livro de Woody Allen, "Pura Anarquia" reúne contos de humor
- Hollywood prepara tributo aos 80 anos da chegada do som ao cinema
Especial



