Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2003 - 08h39

Literatura infantil leva maior prêmio do Jabuti

CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo, no Rio

Principal prêmio literário e editorial do Brasil, o Jabuti teve os vencedores da edição 2003 anunciados ontem, na Bienal do Rio. Arthur Nestrovski, escritor, professor e articulista da Folha, foi o vencedor da categoria Livro do Ano de Ficção, com "Bichos Que Existem & Bichos Que Não Existem", da editora Cosac & Naify.

O prêmio maior de não-ficção foi para "Biodiversidade na Amazônia Brasileira", organizado por João Paulo Cabobianco (Estação Liberdade e Instituto Socioambiental). Os dois títulos já haviam vencido as categorias nas quais concorriam: o primeiro em Infantil ou Juvenil; o segundo, em Ciências Naturais e da Saúde.

Além desses, foram revelados os ganhadores das demais 14 categorias do prêmio, criado em 1958 e organizado pela Câmara Brasileira do Livro.

Menos de dez dias depois de abocanhar o Prêmio Camões (o Nobel luso-brasileiro), Rubem Fonseca levou a categoria Contos e Crônicas, por "Pequenas Criaturas" (Companhia das Letras). A editora conseguiu o prêmio de melhor romance (Ana Miranda, por "Dias e Dias"). Completando os vencedores nas áreas de ficção esteve Bruno Tolentino, que ganhou em poesia, por "O Mundo Como Idéia" (Globo).

Até ontem, mais de 110 mil pessoas já haviam visitado a Bienal.

Especial
  • Saiba mais sobre a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página