Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2003 - 09h00

Conheça os filmes fundamentais para entender a trilogia "Matrix"

GUILHERME WERNECK
da Folha de S.Paulo

Sim, à essa altura você já deve saber tudo o que envolve a produção de "Matrix Reloaded", que estréia em circuito nacional no dia 22, inaugurando o chamado "ano Matrix", que ainda terá lançamento do longa de animação "Animatrix", do game "Enter the Matrix" e da sequência "Matrix Revolutions".

Por isso o Folhateen, em vez de repetir a ladainha dos números milionários e do fenômeno de massas em que "Matrix" se transformou, optou por olhar para trás e fazer uma lista de filmes que contribuíram para a criação do universo de Neo, desde o cinema mudo.

Essa lista poderia muito bem começar com "Viagem à Lua" (1902), de Georges Méliès (1861-1938), que reunia a prosa visionária de Júlio Verne (1828-1905) e efeitos especiais que estarreciam as platéias da época.

Mas, dentre os filmes mudos, nenhum é tão importante quanto "Metropolis" (1927), de Fritz Lang (1890-1976). Tanto que a versão desse filme em animação, feita em 2001 pelo japonês Tarô Rin e com roteiro de Katsuhiro Ôtomo (diretor do anime "Akira", outra influência clara), foi escolhida por John Gaeta, o supervisor de efeitos especiais de "Matrix", como um dos dez filmes que mais o influenciaram, em reportagem da revista "Wired".

A importância de "Metropolis" se dá em dois planos. O primeiro é o do enredo, que mostra um mundo do futuro, divido entre os "pensadores" e os "trabalhadores". O outro é o visual, com os cenários radicais, modernos até hoje.

Três filmes bem diferentes dos anos 50 também fazem parte da linhagem que levou a "Matrix". O primeiro é "Godzilla, o Rei dos Monstros" (1956), de Ishirô Honda (1911-1993) e Terry O. Morse (1906-1984), um clássico da ficção científica, em que um dinossauro é acordado de sua hibernação por uma explosão atômica e ataca Tóquio. Mas o que isso tem a ver com "Matrix"? A questão aqui é a da estética dos filmes de monstro japoneses e também a da humanidade ser colocada em xeque por suas próprias criações.

O segundo é o clássico "Vertigo - Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock (1899-1980). Não haveria suspense como nós conhecemos sem Hitchcock, e, em Vertigo, o inovador efeito visual da abertura em espiral, pré-psicodélico, é outra influência assumida de Gaeta.

O terceiro é "Os Sete Samurais" (1954), de Akira Kurosawa (1910-1998). Aqui, a referência é menos a questão das artes marciais e mais o desenvolvimento de um cinema refinado de ação. E há também o uso magistral da câmera lenta.

No quesito artes marciais, é bom lembrar o excelente "Operação Dragão" (1973), de Robert Clouse, primeiro filme americano de Bruce Lee.
Dos anos 60 vem outra referência básica para qualquer filme de ficção científica: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick (1928-1999). Sem falar no visual e no casamento fantástico entre música e imagem (outro ponto forte do primeiro "Matrix"), Kubrick já colocava a oposição entre homens e máquinas, simbolizadas pelo computador inteligente Hal.

Mas a grande revolução dos filmes de ficção e ação viria mesmo na década de 70 com o início da trilogia "Guerra nas Estrelas" (1977), de George Lucas. Esse filme é fundamental porque imprimiu um novo ritmo ao cinema de ação, que mal dava tempo para o espectador respirar. O mesmo ritmo que é elevado à enésima potência em "Matrix Reloaded".

De 1979, "Alien - O Oitavo Passageiro", de Ridley Scott é outro filme básico, pela tensão, pelos efeitos especiais e pela construção dos cenários. Mas o mais próximo que Scott chega de "Matrix" é em "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (1982). Primeiro pela estética noir futurista do filme e, depois, por que é baseado na história dos andróides que renegam sua condição de replicantes e sonham em se integrar à humanidade, escrita por Philip K. Dick (1928-1982), um dos autores de ficção científica que mais influenciaram os irmãos Andy e Larry Wachowski, diretores de "Matrix".

Outro blockbuster a que os irmãos Wachowski devem muito é "O Exterminador do Futuro" (1984), de James Cameron. Assim como os dois "Matrix", no filme de Cameron, os humanos estão em guerra com as máquinas, que dominam o mundo no futuro. E há um escolhido, que deve ser protegido por um humano e destruído por um andróide, vindos do futuro, pois ele seria o libertador da raça humana na guerra futura. Embora não tão marcante, a sequência "Exterminador do Futuro 2" (1991) guarda outra semelhança com "Matrix". Quando foi lançado, usava o então inovador efeito "morph", que foi largamente utilizado na publicidade, assim como o efeito "tempo de bala" de "Matrix".

Uma última referência interessante, por tratar de totalitarismo e de futuro opressor, é "Brazil - O Filme" (1985), de Terry Gilliam.

Embora esses sejam alguns filmes legais para ver antes de assistir a "Matrix Reloaded", é preciso lembrar que as influências não param aqui. Elas vêm também de textos filosóficos, religiosos e muitos animes e quadrinhos japoneses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página