São Paulo começa maratona de cinema nesta sexta
da Folha Online
São Paulo inicia sua principal maratona de cinema do ano com foco na diversidade da produção cinematográfica, reunindo filmes de diversas partes do mundo, de diretores veteranos e estreantes, além de retrospectivas e seleções.
Nesta sexta-feira, a 31ª Mostra Internacional de Cinema abre sua programação para o público, após a cerimônia de inauguração do festival, na noite de ontem, no Auditório Ibirapuera, com a exibição do filme "O Passado", de Hector Babenco, que contou com a presença do ator mexicano Gael García Bernal, protagonista do longa-metragem. Durante a Mostra, ele vai apresentar "Déficit", seu primeiro filme como diretor.
No total, são 461 filmes de 77 países, distribuídos em 1.180 sessões. Além das exibições, haverá debates, lançamentos de livros e oficinas. No final da Mostra, um júri concederá o Troféu Bandeira Paulista ao melhor filme.
| Silvia Zamboni/Folha Imagem |
|
| Gael García Bernal se assusta com mídia na festa da Mostra de SP |
A cerimônia de encerramento e anúncio dos premiados ocorre no dia 1º de novembro, também às 21h, no Memorial da América Latina, com a primeira exibição no Brasil de "Onde os Fracos Não Têm Vez" (No Country For Old Men), o novo filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, que fez parte da competição do 60º Festival de Cannes.
Visitantes
Neste sábado (20), será aberto o Clube da Mostra (shopping Frei Caneca, 5º andar, r. Frei Caneca, 569), onde o público participar de debates e lançamentos.
A abertura do Clube da Mostra terá brinquedos ópticos interativos e apresentações de apoiadores do festival. A cenografia é de Daniela Thomas e Felipe Tassara.
No dia 24, haverá lançamento do livro "A Rampa", com uma compilação de Serge Daney, além de debate com os críticos Inácio Araújo (Folha) e Luiz Zanin Oricchio ("Estado de S. Paulo").
Podcast
Confira dicas do crítico Sérgio Rizzo sobre os filmes da Mostra:
Sérgio Rizzo dá dicas sobre Mostra de SP
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Confira o que ver no 1º dia da Mostra de Cinema de SP
- Saiba os valores dos ingressos e dos pacotes da Mostra de SP
- Confira as salas de exibição da Mostra de Cinema de São Paulo
- "Cinema" explica retomada da produção cinematográfica no Brasil
- Livro explica como "2001 - Uma Odisséia no Espaço" virou marco
- Físico contrapõe efeitos especiais de filmes de hollywood à ciência



