Ilustrada
23/10/2007 - 13h36

Escritora Zélia Gattai é operada em Salvador; leia boletim

da Folha Online

A escritora Zélia Gattai, 91, foi operada nesta terça-feira (23), no Hospital da Bahia, em Salvador (BA), onde está internada, desde o último dia 17. Não há previsão de alta médica.

A assessoria de imprensa do hospital evitou dar detalhes sobre a cirurgia. Informou apenas que um filtro foi implantado na paciente para evitar a formação de coágulos sangüíneos no seu pulmão.

O estado de saúde da viúva de Jorge Amado (1912-2001) inspira "vigilância permanente", segundo boletim médico divulgado após a cirurgia.

Xando P.-25.out.2001/Folha Imagem
Escritora Zélia Gattai voltou a ser hospitalizada em Salvador, onde foi submetida à cirurgia
Escritora Zélia Gattai voltou a ser hospitalizada em Salvador, onde foi submetida à cirurgia

Em agosto passado, ela ficou internada por causa de uma anemia aguda provocada por sangramento digestivo. Em junho, ela foi hospitalizado por conta de outra hemorragia digestiva. Em janeiro, a internação ocorreu após a escritora sofrer uma queda em seu apartamento. Em outubro do ano passado, Zélia também foi internada às pressas, após ter apresentado insuficiência cardíaca e edema agudo pulmonar.

Leia a íntegra do boletim, que foi assinado por Jadelson Andrade e Clarismundo Pontes:

"A paciente Zélia Gattai, 91 anos, foi submetida a internação no Hospital da Bahia em caráter de urgência em 17/10/ 2007, com quadro de Insuficiência Respiratória Aguda, secundário a episódio recorrente de Trombo Embolia Pulmonar ( TEP).

Evoluiu durante a internação com estabilidade clínica tendo permanecido por 24 horas na UTI em suporte não invasivo da função respiratória.

Foi submetida hoje, 23/10/2007, a intervenção cirúrgica percutânea, para implante de filtro de Veia Cava Inferior com resultado satisfatório, pela equipe de cirurgia Endovascular do Hospital da Bahia.

Encontra-se no momento com parâmetros clínicos, hemodinâmicos e respiratórios, estáveis, em vigilância permanente no quarto, lúcida, orientada e em uso de oxigênio por catéter.

Não há previsão de alta hospitalar."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca