Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2003 - 06h09

Segredo para o verão 2004 mora nos quadris

ERIKA PALOMINO
colunista da Folha

Qual o papel da moda brasileira? Qual a contribuição de um jovem país, com uma adolescente cultura de moda? Como competir com a tradição da indústria da beleza francesa ou com a excelência da manufatura italiana? Com a tradição de rebeldia inglesa ou com o foco mercadológico nova-iorquino? A São Paulo Fashion Week que termina hoje fornece algumas pistas.

O segredo? O corpo brasileiro, confortável em si mesmo, cheio de confiança. Sensuais, alguns dos meninos e das meninas mais bonitos do mundo estão desfilando no evento com beleza acima de qualquer suspiro. Vestem calças, shorts, bermudas... O foco desse verão caliente está nos quadris.

Nos últimos dias, os estilistas têm se desdobrado nessas interpretações. Cada um à sua moda. Com seu material favorito.

Nos desfiles dos últimos dois dias, principalmente, sobressaíram-se o tratamento dado ao índigo, em talentosos desdobramentos do material. Foram os melhores momentos do masculino da Forum, por exemplo, como na calça com cós postiço de malha esportiva, desfilada pelo top Alvaro Jacomosi.

Fause Haten, também no masculino, conseguiu bons resultados com a calça bordada de dourado em uma das pernas. E o jovem Caio Gobbi fez do jeans seu grande curinga, com cortes descolados, valorização do detalhe e atitude cool, "streetwise", como se diz, cheio de informação vinda das ruas. Na UMA, também uma folgada bermudona à vontade, o melhor produto da passarela (e olha que nem é essa a especialidade da grife paulistana).

A nova moda: totalmente clara, descarregada. Ou bem escura, bruta, como gostou a Forum, que avançou nas formas --a linha relaxada da grife, em moletons casuais, deverá ter seus fãs, num approach mais descompromissado da marca. Idem para a Ellus, em seu masculino.

O mercado vê também a valorização do chamado não-denim, e entram as cartelas de sarjas coloridas, em especial o cor-de-rosa. Alexandre Herchcovitch brincou com maestria e domínio em sua coleção New Wave, zebrando e quadriculando bermudas e calças (e também sensacionais paletós), na mais fashion imagem vista de uma passarela masculina até aqui, no evento. No índigo, oficialmente, fez macacões com zíper entre as pernas, desafiando o olhar, como gosta de fazer o estilista. Na correta apresentação da Osklen, a ginga vem nas bermudas brancas bordadas com pérolas ou na calça esportiva de cetim preto com zíper. Transparência, aqui, é tudo.

Especial
  • Confira a programação e acompanhe os desfiles da SPFW
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página