Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2003 - 23h34

André Lima faz baile da Amazônia em desfile na SPFW

da Folha Online

O paraense André Lima olhou para sua gente e retornou a sua casa para criar a sua coleção para o verão 2004, mostrada hoje na São Paulo Fashion Week.

O estilista fez uma viagem à Amazônia para criar uma mulher viajante ligada a sua origem mestiça brasileira, mas que volta com referências de outras terras e culturas.

A mestiçagem ele apresenta logo no começo, quando duas modelos --uma loira e outra de traços marcadamente indígenas-- se encontram e se fundem em uma dança. Encontro de corpos e de povos.

A partir daí, ao som de Fafá de Belém, André parece voltar a alguns guardados de infância --que já inspiraram uma coleção anterior-- e de lá retira peças de décadas passadas, como túnicas, blusas com manga morcego, vestidos moldando o corpo, muito movimento nas saias, babados, rendas, fendas, transparências e todos os elementos que compõem o que se pode chamar de "sexy" em uma roupa.

Em meio a todas essas formas e detalhes, as referências à Amazônia surgem em estampas como o açaí-poá, sereias, macacos ou borboletas; em acessórios, como os colares imensos feitos de sementes (belíssimos); na plumagem aplicada em algumas peças e na maquiagem, que fez referência à cultura indígena.

A mulher viajante, recorrente no trabalho de André Lima, faz da vida um baile de máscaras e sabe festejar.

As modelos, dançando um bolerão da Fafá aos pares, também encerram o desfile em um baile. Festejam o encontro. Mas quem é da Amazônia também sabe que esta imagem não poderia ser mais amazônica.

Especial
  • Confira a programação e acompanhe os desfiles da SPFW
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página