Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2003 - 17h52

Crítica à guerra e à opressão social são recorrentes na obra de Quino

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

De maneira crítica e bem humorada, seguindo a máxima de fazer rir, mas ao mesmo tempo, pensar, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, 70, o Quino, definiu hoje a realidade dos desenhistas de quadrinhos. Para ele, o trabalho dos humoristas, que sempre foi desmascarar os poderosos, está difícil. "Hoje, eles mesmos se desmascaram."

Folha Imagem
O cartunista argentino Quino
Quino, que está no Brasil para participar de "O Mundo dos Quadrinhos", conversou com a imprensa hoje na Fnac Pinheiros, em São Paulo.

O serviço militar obrigatório, a Guerra no Iraque e os EUA receberam comentários irônicos do cartunista, para quem os temas discutidos são os mesmos de sempre: "os pequenos frente aos poderosos".

"O serviço militar é completamente inútil porque as guerras se fazem apertando botões. As últimas guerras... não se entende. A guerra era econômica, mas Bush é antigo [por isso mandou tropas]", disse. "Os Estados Unidos estão tão distraídos com o Oriente que, por hora, vão nos deixar tranquilos", acrescentou.

Reprodução
"Mafalda", tirinha do cartunista Quino

Os governos brasileiro e argentino, por outro lado, receberam elogios de Quino, que vê no otimismo uma "obrigação para nós".

Quino também não poupou críticas à produção cultural mundial que, segundo ele, vive um período obscuro. "Os músicos e pintores conviviam e havia um movimento renovador. A pintura está pobre, falta o que surpreenda. Há repetição das coisas que já vimos antes."

Um dos exemplos citados por Quino foi a predominância de produções cinematográficas norte-americanas em exibição nas salas de cinemas de vários países. O cartunista, que atualmente mora na Europa, citou a Itália como um dos países onde há mais opções de escolha.

Leia mais
  • Para Quino, Mafalda era um trabalho a mais
  • Cartunista Quino autografa e faz palestra em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página