Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2003 - 03h10

Outro Canal: Governo dá prazo para "Kubanacan" mudar

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

A novela das sete da Globo, "Kubanacan", pode ser reclassifi­cada para ser exibida somente após as 20h. Para o Ministério da Justiça, responsável pela classifi­cação, ainda há excesso de violên­cia, o que é impróprio para o ho­rário, de acordo com a lei.

O ministério, que enviou notifi­cação à emissora há cerca de 20 dias, solicita readaptação para o horário livre. O prazo máximo se­ria de dois meses, mas o governo planeja acompanhar a novela por mais dez capítulos e, dependendo da avaliação, publicar a reclassifi­cação no "Diário Oficial" da União. De livre, poderia passar a imprópria para menores de 12 anos (exibição após as 20h).

O setor de classificação conside­ra que já houve um abrandamen­to das cenas mais eróticas, mas que ainda há abuso de violência.

Uma cena que chamou a aten­ção dos classificadores foi ao ar no dia 8. O protagonista Esteban (Marcos Pasquim) esmurrou Carlito (Iran Malfitano), dando socos e até chute no rosto, que fi­cou coberto de sangue. Gabriel, interpretado por Pedro Malta, de nove anos, presenciou a briga.

A emissora, por meio da Central Globo de Comunicação, afirmou que "'Kubanacan' é uma comédia que tem cenas de muita ação, mas não de violência. Avaliamos que o conteúdo da novela está adequa­do para o horário e para o públi­co-alvo a que se dirige".

A novela "Mulheres Apaixona­das" foi reclassificada para as 21h.

Outro Canal

Em casa 1


Finalmente o caso Silvio Santos rendeu ibope ao SBT. Graças à exploração da polêmica e a uma entrevista com o apresentador por telefone, o "Domingo Legal" saiu de um jejum de vitórias de mais de um mês. Conseguiu 24 média de pontos contra 23 da Globo. Quando Silvio entrou no ar, às 19h56, deu 31 a 21.

Em casa 2

Durante a partida entre São Paulo e Fluminense, na Globo, Gugu perdeu de 24 a 20. Mas, após o jogo, nem Antonio Fagundes salvou Faustão, que teve 22 contra 27 do concorrente.

Custo/benefício

A Band não faturou no Ibope com o fato de ter "desvendado" o caso Silvio Santos. Além de o "Boa Noite, Brasil" ter subido só um ponto da média normal graças à entrevista com o apresentador (apesar do pico de 9.3), o "Sabadaço" também não ganhou trazendo dos EUA o repórter que conseguiu a façanha. Deu cinco, como de costume, e perdeu para o Raul Gil, da Record.

Cascata

Mas a Band não desiste. Marcos Ommati, que falou com Silvio em Orlando, participaria ontem do "Boa Noite, Brasil". Detalhe: na sexta, Gilberto Barros mentiu no ar. Disse que o repórter era de sua equipe e que havia embarcado na véspera de Cumbica aos EUA. O jornalista mora em Miami e não trabalha na emissora.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página