Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2007 - 09h45

Festa de Paraty tem novo diretor

Publicidade

SYLVIA COLOMBO
da Folha de S.Paulo

A Festa Literária Internacional de Paraty terá um novo diretor de programação para sua sexta edição, em 2008 (ainda sem as datas definidas).

Trata-se do jornalista Flávio Moura, em substituição a Cassiano Elek Machado, que organizou a Flip deste ano. Moura é editor da revista do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e fez parte da equipe de editorialistas da Folha entre 2005 e 2006.

Ele será o quarto diretor da festa. As duas primeiras foram organizadas pelo jornalista Flávio Pinheiro, as duas seguintes pela editora Ruth Lanna e a mais recente, por Machado.

"Achei bacana o convite e quero manter o alto nível das Flips dos anos anteriores", diz Moura. Um dos objetivos para o próximo ano, adianta, será o de abrir o leque de convidados de outros países, uma vez que, tradicionalmente, há uma predominância de escritores britânicos e norte-americanos.

Na edição passada, essa tendência já havia se revelado, com a participação de vários latino-americanos, como os mexicanos Ignacio Padilla e Guillermo Arriaga e os argentinos Alan Pauls e Rodrigo Fresán.

O desafio de Moura não será pequeno, uma vez que a lista de grandes nomes internacionais que ainda não participaram da festa está diminuindo. Em 2003, os destaques foram Eric Hobsbawm e Don DeLillo. Em 2004, Ian McEwan e Martin Amis; 2005 teve Salman Rushdie e Orhan Pamuk; 2006, Christopher Hitchens e Lillian Ross, enquanto 2007 trouxe o badalado Nobel J.M. Coetzee.

Entre os que são sempre cogitados, mas ainda não vieram, estão o americano Philip Roth e o italiano Umberto Eco.

Organizada pela Associação Casa Azul, a Flip tem orçamento anual médio de R$ 3 milhões. Ainda assim, na edição deste ano, foi anunciado que o evento terminou no vermelho, devendo entre R$ 60 mil e R$ 70 mil.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página