Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2003 - 14h10

Microfone quase faz João Gilberto abandonar palco nos EUA

RICARDO FELTRIN
Editor da Folha Online

Um microfone de origem austríaca quase fez com que o compositor e cantor João Gilberto, 69, deixasse o palco do Hollywood Bowl, em Los Angeles, na noite de terça-feira. Segundo João, os organizadores do show não respeitaram o contrato, que previa uso do microfone AKG 414. Ele não tocava no local desde 1964, em pleno "estouro" da bossa-nova no mundo.
Tuca Vieira/Folha Imagem

João Gilberto, que tocou no Hollywood Bowl após 39 anos


João tocou seis músicas, em um show de menos de uma hora, que foi aberto pela também brasileira Luciana Souza (indicada ao Grammy). João começou a reclamar do microfone no lotado Hollywood Bowl (capacidade para 17 mil pessoas) no início de "Doralice", segunda música do show.

"Onde está o AKG 414?", perguntou João em inglês a um assustado técnico de palco. O AKG 414 normalmente é usado em estúdios, mas pode ser usado em grandes espetáculos.

Reprodução

O microfone AKG 414, cuja "ausência" irritou João

Um dia antes do show, o jornal "LA Times" já havia questionado se o "gênio João" não arrumaria alguma encrenca com o som do local e se daria conta de um público tão grande.

Quando o técnico de palco trouxe um novo microfone, João ficou ainda mais irritado.

"Este aqui é um AKG, sim, mas é o 'avô' daquele que foi combinado". João Gilberto então ameaçou: "Olha que eu vou voltar para o Brasil! Eu vou embora..."

Não foi, mas continuou reclamando do microfone a cada clássico que tocava: "Corcovado", "Desafinado", "Garota de Ipanema"...

O público, encantado, reagiu com bom humor e paciência. Norte-americanos faziam "rodinha" nos poucos brasileiros que estavam no Hollywood Bowl. Eles queriam saber porque o "gênio" estava reclamando de novo. A cada entrada do atormentado técnico de palco, a platéia puxava aplausos, incentivadora.

João então passou a reclamar do "retorno" do palco também ("retorno" é o equipamento usado para que o músico ouça a si mesmo e aos instrumentos). A certa altura, suspirou e desabafou em português ao microfone (o AKG, mas não o que ele queria): "Gente, está tudo lá no contrato. Mas eles não lêem contrato e eu é que fico me expondo".

"Minha vontade é largar tudo, mas eu não posso. É muita gente", lamentou-se enquanto olhava o "estádio" lotado, onde ingressos "comuns" custaram em média US$ 75 (cerca de R$ 217) e estavam esgotados havia seis meses.

Leia mais
  • Erramos: Microfone quase faz João Gilberto abandonar palco nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página