Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2007 - 17h40

Embaixador da Rússia condecora arquiteto Oscar Niemeyer no Rio

Publicidade

da Folha Online

O embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Tyurdenev, ofereceu nesta sexta-feira a Ordem da Amizade ao arquiteto Oscar Niemeyer no Rio.

Amanhã, Niemeyer completa cem anos. A cerimônia ocorreu na manhã de hoje, no escritório de Niemeyer em Copacabana, no Rio.

Segundo o Consulado da Rússia no Rio de Janeiro, Tyurdenev ofereceu a condecoração como representante do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em nome do trabalho de Niemeyer por seu trabalho e cooperação no aprofundamento dos laços entre Brasil e Rússia.

Bruno Domingos/Reuters
Embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Tyurdenev (às esq.), coloca a medalha de condecoração no arquiteto Oscar Niemeyer
Embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Tyurdenev (às esq.), coloca a medalha de condecoração no arquiteto Oscar Niemeyer

Além da medalha, o arquiteto recebeu uma carta de Putin, de acordo com o consulado.

Niemeyer é muito respeitado entre os arquitetos na Rússia e diversas homenagens foram feitas devido a seu centenário, segundo o consulado.

O brasileiro é influente nas escolas de arquitetura russas e estudado no país, apesar de não haver nenhuma obra projetada por ele em solo russo de conhecimento do consulado.

Amanhã, o Museu Estatal de Arquitetura de Moscou inicia uma exposição em homenagem ao arquiteto brasileiro, segundo o consulado.

Nesta semana, Niemeyer recebeu a Legião de Honra do embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute.

Comentários dos leitores
robson moraes (1) 08/11/2008 09h45
robson moraes (1) 08/11/2008 09h45
Como já foi comentado, alguns arquitetos não primam pela funcionalidade e sim pela estética (como e o caso de Niemayer) Brasília não foi construídas para seres humanos e sim robôs, ecologicamente incorreta, como outras obras dele, aonde as pessoas tem que trabalhar em ambientes caustrofobicos de concreto aonde não seria viável a vida sem ar condicionado. Para mim o memorial da América Latina é uma aberração que poderia primar menos pelo concreto e priorizar o verde. Me perdoem os especialistas em arte, mas aquela mão de concreto sangrando considero de extremo mau-gosto. Enquanto ao "maravilhoso ser - humano". Niemayer se trata de um comunista radical de carteirinha, que aprova ditadores como Fidel Castro e Stalin . sem opinião
avalie fechar
Conheço in loco várias obras projetadas pelo
endeusado Niemeyer ; quase todas são do tipo
"o belo antonio" do cinema italiano , muito bonito
mas não funciona .
Os arquitetos de maneira geral privilegiam a estética, e negligenciam a funcionalidade !
15 opiniões
avalie fechar
Pedro Paulo Palazzo (2) 28/12/2007 11h06
Pedro Paulo Palazzo (2) 28/12/2007 11h06
BRASILIA / DF
O chauvinismo brasileiro é realmente triste! Basta um arquiteto ficar famoso para ele ser endeusado. Os projetos são perfeitos, as construtoras é que não prestam... Sei... Quando vamos aprender que Niemeyer, JK, Zumbi e tantos outros "heróis" nacionais eram seres humanos falíveis, como todos nós? 32 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (18)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV LED TV LED HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página