Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2003 - 03h00

7ª edição do Troféu Santa Clara teve mais de 860 mil votos

da Folha de S.Paulo

A sétima edição do Troféu Santa Clara, que premia o pior da televisão aberta brasileira, contou com 861.334 votos. O prêmio simbólico criado pela Folha tem o objetivo de fazer uma crítica bem-humorada à programação da TV.

Pela terceira vez, os vencedores foram eleitos pelos leitores --que votaram pela Folha Online--, além de um corpo de jurados.

Neste ano, o grande vencedor do Santa Clara foi João Kléber, que recebeu a maior votação dentre as 17 categorias do prêmio. Foi eleito o pior apresentador da TV com 28.966 votos, ganhando com folga de Fausto Silva, que ficou em segundo com 7.905, e de Sérgio Mallandro, em terceiro, com 6.326.

João Kléber tornou-se bicampeão e conseguiu superar sua própria marca, já que em 2002 venceu a mesma categoria com 21.638. E, neste ano, leva para casa dois troféus: o "Canal Aberto", que apresenta na Rede TV!, ganhou o grande prêmio de pior programa da TV brasileira.

Outro bicampeão é Otávio Mesquita, apresentador do "A Noite É uma Criança", na Bandeirantes. Ele foi escolhido novamente como o pior entrevistador. E desta vez quase dobrou a votação de 2002: saltou de 9.320 para 17.811.

Já a pior apresentadora desta temporada foi Márcia Goldschmidt, do "Hora da Verdade", da Bandeirantes. Eleita por 14.692 votos, ultrapassou Luciana Gimenez, do "Superpop" (Rede TV!). A campeã de 2002 ficou em segundo neste ano, com 11.018 votos.

Xuxa Meneghel levou o bronze, com 8.534 votos. Mas os leitores não a deixaram a ver navios: seu programa, "Xuxa no Mundo da Imaginação", venceu na categoria de pior infantil. Com 21.861 votos, teve quase quatro vezes a votação do segundo colocado, "Bom Dia & Cia" (5.806), apresentado por Jackeline Petkovic, no SBT.

O sempre polêmico Galvão Bueno é a grande unanimidade do Santa Clara. Venceu todas as edições anteriores como o pior locutor e, neste ano, não foi diferente. O global levou 20.533 votos, contra 10.593 do segundo colocado, Osmar de Oliveira, da Record.

A disputa entre Milton Neves e José Luiz Datena na TV não foi tão acirrada no Santa Clara. O "Cidade Alerta" (Record), do qual Neves deixou o comando na última segunda, foi eleito o pior jornalístico. Já o "Brasil Urgente (Band), de Datena, ficou apenas com o quarto lugar.
"Kubanacan", de Carlos Lombardi, foi a pior novela, na opinião dos leitores.

Votação

Neste ano, a participação dos leitores cresceu significativamente. Cada uma das 17 categorias recebeu uma média de 50.666 votos, contra 32.800 de 2002.

A votação foi aberta na Folha Online no último final de semana e ficou no ar até quarta-feira.

A enquete do Santa Clara não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de usuários da Folha Online.

Padroeira

Declarada "padroeira da TV", em 1958, pelo papa Pio 12, santa Clara, cujo nome era Clara Favarone, nasceu em Assis, na Itália, em 1193. Em 1252, ela teria tido, no Natal, a visão da Missa do Galo, à qual não pudera comparecer por estar doente. Três anos depois, em 1255, ela foi canonizada.

Como se tivesse uma TV em casa, ela viu e ouviu o sermão com detalhes, relatando depois a freiras que haviam acompanhado a missa e endossaram a versão. Daí ter sido eleita a padroeira da TV.

Voto popular

- Pior novela
- Pior ator
- Pior atriz
- Pior apresentador
- Pior apresentadora
- Pior programa humorístico
- Pior entrevistador
- Pior mesa-redonda
- Pior locutor
- Pior programa jornalístico
- Pior "reality-show"
- Pior programa infantil
- Pior programa feminino
- Pior programa teen
- Pior programa de domingo
- Pior programa da TV brasileira
- Maior fiasco da TV brasileira

Voto do júri

- Bia Abramo
- Daniel Castro
- Fabíola Reipert
- Kike Martins da Costa
- Laura Mattos
- Marcelo Bartolomei
- Ricardo Feltrin
- Sérgio Dávila

Leia mais
Otávio Mesquita buscará o troféu
Para João Kléber, prêmio "dá sorte"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página