Publicidade

Ilustrada
01/01/2008 - 17h46

Ator finlandês Markku Peltola morre aos 51 anos

Publicidade

da Efe, em Berlim

O ator finlandês Markku Peltola, conhecido por seu papel em "O Homem Sem Passado", de seu compatriota Aki Kaurismäki, morreu aos 51 anos após sofrer de uma longa doença.

Peltola morreu na segunda-feira (31) em sua casa, nos arredores da cidade de Tampere, no centro da Finlância, informou nesta terça-feira a imprensa finlandesa.

Ator, diretor e também músico, ele nasceu em 1956 em Helsinque. Filho de um taxista, ele se apaixonou pela carreira artística e musical. Foi um dos rostos mais freqüentes nos filmes de Kaurismäki, que o escolheu para protagonista em "Juha" (1999) e "Nuvens Passageiras" (1996).

Divulgação
Markku Peltola: "O Homem Sem Passado" foi filme de maior destaque
Markku Peltola: "O Homem Sem Passado", de Aki Kaurismäki, foi filme de maior destaque

Em "O Homem Sem Passado", Peltola interpretou, entre a ironia e o distanciamento, um indivíduo sem nome que aparece um dia, sem saber de onde veio, no subúrbio de uma cidade finlandesa.

Ele é violentamente espancado, o que o deixa à beira da morte, fica com amnésia e, a partir daí, tenta reconstruir sua vida, lutando para sobreviver e em meio à absoluta sordidez.

Sucesso

O filme, centrado em um personagem feito sob medida para Peltola, venceu o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, em 2002.

Amparado neste sucesso, ele resolveu ir para trás das câmeras nos últimos anos, com títulos como "Activist", que estreou no teatro-restaurante que o próprio ator fundou em 1996, o Telakka de Tampere. Seu último trabalho como ator foi no estoniano "I Was Here", que ainda não estreou.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca