Fim do mundo é tema de reportagem
MARIANA BOTTA
Colaboração para a Folha de S.Paulo
Considerado um dos melhores programas jornalísticos de seu tempo, o "Documento Especial" volta a ser exibido pelo Canal Brasil a partir de amanhã, em nova temporada.
A reportagem de estréia é "Apocalypse Now", que investiga as diferentes crenças sobre o fim do mundo. A equipe de jornalistas investigativos do programa explora a região central de São Paulo e entrevista, além de moradores de rua, pessoas de diferentes religiões que oferecem a salvação das almas pelas ruas do centro da cidade.
A atração também mostra como cada religião conta a história do fim do mundo, do budismo ao islamismo, passando pelo catolicismo, candomblé e crenças evangélicas. Há também uma citação do que a ciência diz sobre o final dos tempos.
Tipo de "pai" do programa "Profissão Repórter" (Globo), de Caco Barcellos, o "Documento Especial" foi exibido pela TV Manchete (de 1989 a 1992), SBT (1992-1994) e Bandeirantes (1997-1998). Apresentado por Roberto Maia, o jornalístico sempre tratava de temas polêmicos.
Nesta nova temporada, o Canal Brasil exibe 26 das 560 reportagens produzidas para o programa, em versão reduzida. Nas semanas seguintes, os temas são as tribos urbanas, Nelson Rodrigues, a ida de brasileiros aos EUA e situações do dia-a-dia que são consideradas "micos".
Documento Especial
Quando: amanhã, às 23h30
Onde: Canal Brasil
Leia mais
- Programa trata bichos como gente
- SBT estréia luta livre para tardes de sábado
- Aguinaldo Silva afirma que terá ibope "gordo" em janeiro
- Reportagens investigativas e história do jornalismo são temas de livros
- Conheça os fundamentos das principais crenças religiosas
Especial

