Publicidade

Ilustrada
07/01/2008 - 04h36

Comentário: Globo injeta beleza e "farofada" no "Fantástico"

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Após um 2007 de péssimo desempenho no Ibope, o "Fantástico" começou o novo ano injetando beleza e juventude na sua apresentação com a estréia de Patrícia Poeta, ao lado de Zeca Camargo, no lugar da veterana Glória Maria.

De vestido vermelho e comportado (abaixo do joelho), sem brincos que despencam da orelha, Patrícia tem carisma, forte presença no vídeo e hipnotiza o telespectador. Dá vontade de ver o programa só com ela, que usa uma pulseira chamativa no braço esquerdo e um anel na mão direita. Tomara que o destino de musa não a coloque no caminho do estrelismo, repetindo a sina de Doris Giesse (a versão oxigenada de Glória Maria no começo dos anos 90).

Reprodução/Rede Globo
Patrícia Poeta estréia no "Fantástico": vestido abaixo do joelho e visita à casa do "BBB"
Patrícia Poeta estréia no "Fantástico": vestido abaixo do joelho e visita à casa do "BBB"

No seu primeiro programa de 2008, o dominical apostou em uma pauta popularesca, bem focada no verão, tempo de "farofada". O Dr. Dinheiro ensinava como economizar nos lanches da praia --o especialista se surpreendeu ao saber que suas medidas (como comprar um isopor e levar comida para a praia) já são do amplo conhecimento e aplicação dos pobres na areia. Coisas de classe média que se acha mais inteligente.

O Dr. Bactéria também choveu no molhado com a "fantástica" descoberta de que cédulas de dinheiro no mundo inteiro carregam germes. O que ele recomendou aos pobres da feira? Lavar as mãos após o manuseio do papel-moeda. Quem precisa de um especialista para martelar conselho de mãe e avó?!

Para dizer que não falou de moda, o programa "pariu" uma tendencinha: homens que vestem modelitos típicos do guarda-roupa feminino. "Caraca, meu, fala sério", deve ter comentado o Homer Simpson, como William Bonner, apresentador do "Jornal Nacional", chama o telespectador médio.

Vestindo a camisa (no sentido figurado) do programa, Patrícia Poeta também seguiu os passos de Glória Maria na condução das pautas que não dão prestígio a ninguém. Quer prova de fogo pior do que ter de visitar a casa do "Big Brother" para promover o maior faturamento da emissora no verão?! A cor forte da roupa da musa desta vez foi o amarelo. O cabelão moreno e liso deve ser um objeto de cobiça nos salões. E lembrar que um dia Ana Paula Padrão e Fátima Bernardes ditaram moda para as madeixas femininas.

Para não perder de vista o público mais exigente, a salada mista que virou o "Fantástico" aposta também no centenário da imigração japonesa no Brasil. Zeca Camargo foi para o outro lado do mundo e, por enquanto, trouxe o óbvio: comida exótica, falta de espaço, o Japão dividido pelas tradições e pela realidade futurista. Para o telespectador que adorou as dicas para a "farofada" na praia e os bastidores da casa do "Big Brother", talvez esse especial sobre o Japão seja um motivo para bocejar ou mudar de canal.

Comentários dos leitores
Claudio ar (13) 01/08/2008 10h58
Claudio ar (13) 01/08/2008 10h58
Claudio-E.Santo-01-08-2008
Já fiz um comentário dizendo que o Fantástico não é mais aquele, as suas notícias são comuns e não fantásticas. Dá para citar uma certa reportagem, sobre um jovem viciado, suas brigas com seus familiares, câmeras instaladas na sua residência, etc...nada haver com o Fantástico. No Brasil, temos assuntos melhores...como a dificuldade do Presidente da República, em encontrar um Ministro, com ficha sem manchas para assumir um Ministério.
7 opiniões
avalie fechar
Claudio ar (13) 01/08/2008 10h43
Claudio ar (13) 01/08/2008 10h43
Claudio-E.Santo - 01-08-2008
Na minha opinião, o Fantástico perdeu uma principal característica sua, que é, noticiar realmente, as coisas fantásticas que acontecem no mundo. Mas hoje, Ele, é apenas um jornal de domingo, em um horário nobre. Isto é, um resumo de todos os acontecimentos da semana, que nós já vimos, nos jornais de todo o Brasil , no dia a dia. Deveriam trocar a programação, para um filme(lançamento), pré-anunciado, daria mais ibope, por ser em horário nobre.
4 opiniões
avalie fechar
Edvaldo Macedo (4) 31/07/2008 06h05
Edvaldo Macedo (4) 31/07/2008 06h05
Adoro a Patricia Poeta! Muito carismática! Mas ultimamente a qualidade desse programa dominical vem caindo absurdamente! Faltam reportagens com contéudo! Acompanho o fantástico desde pequeno e sinto falta das grandes reportagens, principalmente aquelas compradas de grandes redes internacionais como BBC, National Geographic e Discovery! Só temos acesso à essas grandes séries de reportagens em seus respectivos canais (pagos), mas lembro-me bem de um quadro que adorava muito, uma série de reportagens sobre Filosofia! Nossa, era interessantíssimo! Costumava gerar várias discussões no trabalho e em reuniões com amigos! Seria uma boa se a Globo resolvesse voltar a produzir essa série de reportagens sobre filosofia! 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (110)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca