Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2003 - 04h01

Periferia paulistana leva prêmio de melhor filme em Gramado

da Folha Online

"De Passagem", do estreante em longas-metragens Ricardo Elias, foi eleito o melhor filme do 31º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, que terminou neste sábado, dia 23, depois de uma maratona de seis dias da nova cinematografia na serra gaúcha.

O filme acompanha a incursão de três jovens da periferia paulistana por São Paulo e fala da violência associada ao tráfico de drogas.

Grande vencedor do festival, "De Passagem" levou cinco Kikitos --contando o prêmio da crítica, dado por jornalistas especializados-- por Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Fábio Nepô) e Melhor Roteiro (Cláudio Yosida e Ricardo Elias).

"De Passagem" ainda não tem data para estrear no circuito comercial de cinema.

Outros prêmios

Já o gaúcho "Noite de São João", de Sérgio Silva, uma versão gaúcha da peça teatral "Senhorita Júlia", de August Strindberg, quase encostou no filme paulista, ficando com quatro Kikitos (Atriz Coadjuvante, Ator, Música e Fotografia).

"Noite de São João", que também deu à atriz Dira Paes o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, é estrelado por Marcelo Serrado (Melhor Ator) e Fernanda Rodrigues, e narra o relacionamento inesperado que aflora entre o capataz da fazenda e a filha do patrão em uma animada noite de São João.

"Apolônio Brasil - O Campeão da Alegria", de Hugo Carvana, ganhou um prêmio especial do júri. Nele, Carvana homenageia o ator José Lewgoy, antigo e tradicional frequentador do festival de Gramado, já que foi o último trabalho antes de sua morte.

Júri

O ator cubano Jorge Perugorría ("Morango e Chocolate"), o escritor gaúcho Tabajara Ruas ("Netto Perde sua Alma"), a diretora Anna Muylaert ("Durval Discos"), o ator John Herbert, o diretor de arte e cenógrafo Marcos Flaksman, a jornalista e crítica de cinema Ivonete Pinto e o roteirista e diretor chileno Orlando Lübbert ("Um Táxi Para Três") formaram o júri deste ano.

Os documentários foram avaliados pelo crítico Leon Cakoff, a atriz Lucélia Santos, o diretor e roteirista Antônio Carlos Textor, o diretor Davide Quintans e o escritor e jornalista Zuenir Ventura.

Colaborou a Folha de S.Paulo


Leia mais
  • Veja a lista de vencedores do 31º festival de cinema de Gramado
  • Conheça os médias e os gaúchos que venceram em Gramado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página