Publicidade

Ilustrada
11/01/2008 - 22h30

Intelectual espanhol Pepín Bello morre aos 103 anos em Madri

Publicidade

da Efe, em Madri

Pepín Bello morreu nesta sexta-feira em sua casa, em Madri, aos 103 anos, segundo sua família. Ele foi amigo de Federico García Lorca, Luis Buñuel e Salvador Dalí, entre outros nomes da cultura espanhola.

O intelectual morreu enquanto dormia, como era de seu desejo. Bello não tinha nenhuma doença, e a causa da morte foi natural, segundo a família.

Pepín Bello será enterrado amanhã no cemitério de Almudena, em Madri.

José Bello Lasierra (1904, Huesca), mais conhecido como Pepín, apesar de não deixar legado artístico, tem atribuídas as representações de sonhos denominadas putrefatos ou "carnuzos", utilizados por Dalí e Buñuel, assim como a criação dos anaglifos --superposição de duas imagens que produzem uma impressão de relevo.

O último testemunho vivo da geração de 27 escreveu suas memórias no livro "Conversas com José Pepín Bello", fruto de 40 horas de entrevista aos jornalistas e poetas David Castillo e Marc Sardá, que o definiram como o grande catalisador daquela geração.

Pepín Bello recebeu, ao longo dos seus 103 anos, numerosos prêmios, entre eles a Grande Cruz da Ordem Civil de Alfonso 10º, O Sábio, em 2001, e a Medalha ao Mérito nas Belas Artes, em 2004.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca