Melhora estado de saúde de José Saramago
da Efe, em Arrecife de Lanzarote (Espanha)
O estado de saúde do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago evolui de forma positiva da pneumonia que foi diagnosticada em novembro e que se agravou por uma insuficiência respiratória, informou neste domingo a sua esposa, a jornalista Pilar del Río.
Ela fez a afirmação antes do início do espetáculo "De música y Literatura, de arte: Domenico Scarlatti y José Saramago" ("De música e Literatura, de arte: Domenico Scarlatti e José Saramago"), apresentado hoje no Teatro Cinema Atlántida, em Arrecife de Lanzarote (Ilhas Canárias), em homenagem à Fundação César Manrique.
A esposa do escritor português afirmou que, embora Saramago não tenha assistido à apresentação, "está muito melhor e todos estão muito felizes com isso."
Saramago mora em Arrecife de Lanzarote, uma das ilhas do arquipélago das Canárias (Espanha), desde 1993.
Pilar del Río destacou que o espetáculo é "uma obra de caráter minimalista, cheia de harmonia e sensibilidade" que já foi interpretada na Finlândia, em Lisboa e em Madri.
Acrescentou que se trata de um espetáculo feito por um grupo de artistas finlandeses, que consiste na mistura de algumas peças musicais de Scarlatti com um grupo de dança a leitura de alguns fragmentos do romance "Memorial do Convento", de Saramago.
Afirmou que seus intérpretes em cena "conseguiram dar consistência aos sonhos."
Leia mais
- José Saramago está internado por insuficiência respiratória
- Saramago é o preferido em programa de apoio à leitura na Colômbia
- Saramago se recupera de doença respiratória e volta a escrever
- Confira quem ganhou o Nobel de Literatura desde 1960
- Histórias de viajantes pela Europa e volumes de crônicas fazem retratos do cotidiano
Especial

