Cordas do Brasil e do Japão se apresentam no auditório do Ibirapuera
da Folha Online
Sons de cordas do Brasil e do Japão preenchem o auditório do parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo) na noite desta quarta-feira, no show Japão-Brasil 100 Anos, que inaugura a comemoração pelo centenário da imigração japonesa no país. O show reúne o trio Rin' e Agatsuma Hiromitsu e os brasileiros Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.
Os 800 ingressos disponíveis, distribuídos gratuitamente no último dia 8, estão esgotados. O espetáculo está marcado para começar às 20h30.
O Rin' é formado por três jovens da Universidade Nacional de Artes e Música de Tóquio que se propõem a reinventar músicas japonesas clássicas. Com imensos instrumentos milenares, elas soam como um dedilhar de cordas facilmente relacionado ao Japão.
Mais intrigante, Hiromitsu apresenta seu tsugaru-shamissen. O artista golpeia as poucas cordas do instrumento --similar a um violão-- com um tipo de espátula e extrai dele um som caótico e animado. Ontem (15), ao se apresentar a convidados do Consulado-Geral do Japão em São Paulo, ele silenciou uma dúzia de autoridades ansiosas por conversa e arrancou olhares muito curiosos.
Para o público brasileiro que ignora as atrações japonesas, há ainda Costa e o bandolinista Holanda, dois dos músicos mais respeitados da atualidade.
Leia mais
- "Não teria chegado onde cheguei sem o Japão", diz Hugo Hoyama
- Folhateen recebe inscrições para concurso de mangás
- Joe Hirata diz lutar contra estereótipo no sertanejo
- Governo lança cartilha para brasileiros que trabalham no exterior
- Eventos marcam centenário da imigração japonesa; veja programação
- Conheça o Japão e entenda a cultura do país com livros da Publifolha
Especial


