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07/09/2003 - 06h14

SBT pega modelos da "Casa dos Artistas" para telejornal em horário nobre

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DANIEL CASTRO
colunista da Folha

O SBT surpreendeu a TV brasileira na última segunda ao colocar no ar, em horário nobre, um telejornal cujo principal conteúdo são suas apresentadoras, a modelo Analice Nicolau, 26 anos completados ontem, e a atriz, jornalista e modelo Cynthia Benini, 30.

No ar das 19h30 às 20h, o "Jornal do SBT - 1ª Edição" ousou ao mostrar as pernas de suas apresentadoras, que vestem, na maioria dos dias, terninhos com saia ou vestidinhos curtos. Inovou também ao exibir um telejornal totalmente pré-gravado, para não correr riscos de eventuais deslizes das apresentadoras.

O programa é uma mistura de show com jornalismo, como já ocorre na TV aberta norte-americana. Perseguições policiais em cidades dos EUA e curiosidades na linha "Isto É Incrível" (como dois carros que se chocam no ar) têm tanto peso quanto as principais notícias do dia -veiculadas na forma de "Frase do Dia", tiradas da internet, porque o telejornal é feito com o menor custo possível (tem dois repórteres em SP).

Surpreendentemente, o "Jornal do SBT" (que agradece nos letreiros finais a um cirurgião plástico) chegou a superar no Ibope, na terça-feira e na quinta-feira, concorrentes com conteúdo verdadeiramente jornalístico, como o "Jornal da Record", de Boris Casoy.

De acordo com os primeiros números do Ibope, a beleza das apresentadoras fisgou um público mais masculino e adolescente. Na média dos três primeiros programas, de cada cem telespectadores, 45 eram homens (na semana anterior, a novela "No Limite da Paixão", exibida no horário, registrou 41 homens para cada cem telespectadores). A participação de pessoas de 12 a 17 anos na audiência do telejornal foi de 18,4% (contra 15,1% da novela).

Perfil

O que mais chama a atenção no telejornal é o currículo de Analice Nicolau, que, apesar de só ter o segundo grau, tem demonstrado bom desempenho.

Nascida em Blumenau (SC), Nicolau foi duas vezes capa da revista "Sexy". Na internet, há pelo menos 60 fotos dela nua. Foi por causa de uma dessas capas da revista que ela foi parar na segunda edição do "reality show" "Casa dos Artistas", de onde também saiu Benini.

"Nada na vida dela [Nicolau] teria acontecido se ela não tivesse posado nua. O Silvio Santos pediu à produção de "Casa dos Artistas" uma mulher que tivesse posado nua e fosse pouco conhecida. Foi na "Casa" que ele percebeu que ela é bonita e leva jeito para apresentadora", afirma Klifit Pugini, empresário e assessor de imprensa de Nicolau e Benini. "Ela nunca se arrependeu de ter posado nua."

Antes da fama, Analice Nicolau foi cover de Tiazinha (Suzana Alves) em Blumenau. Em seu site oficial, diz que ajudou entidades beneficentes a arrecadar fundos com seus shows. Ainda de acordo com o site, "Tiazinha Cover" lhe deu projeção em Santa Catarina, ao render um "ensaio fotográfico para a revista "Na Moita Mag'".

Fã "inseparável das academias de ginástica", virou notícia no Carnaval de 2001, quando, em protesto ao fato de ter sido barrada no desfile da escola Unidos do Viradouro, no Sambódromo do Rio, tirou parte da fantasia de R$ 5.000 e mostrou os seios.

Já tentou carreira na política em duas ocasiões. Foi candidata a vereadora de Blumenau, pelo PPS, em 2000, ajudando o partido a eleger seu então namorado, Célio Dias. No ano passado, mesmo sem fazer campanha, teve 132 votos para deputada estadual. Seu assessor diz que em 2002 Nicolau foi inscrita como candidata indevidamente pelo partido.

Nicolau sonha se tornar atriz -já fez testes para novelas do SBT, mas não foi aprovada. No futuro, quando sua beleza se esgotar, quer virar empresária. Para tanto, já lançou uma grife de roupas de ginástica, a My Style.

Já Benini tem currículo mais modesto. Até hoje, só fez "ensaios sensuais", sem mostrar as partes íntimas. Na "Casa dos Artistas 2", traiu o namorado com o ator André Gonçalves, com quem tem uma filha de quatro meses.

O SBT não autorizou Nicolau e Benini a dar entrevistas na semana passada. Declarou que elas estavam muito ocupadas (trabalham das 12h às 21h).

Sucesso

Para os conservadores de plantão, uma má notícia: esse tipo de telejornal, copiado da TV aberta americana, tende a influenciar outras emissoras e a fazer sucesso comercial (aliás, o SBT já tem um patrocinador interessado no programa).

"A tendência é fazer um telejornalismo mais show. Isso vai atrair anunciantes", diz Antonio Rosa Neto, especialista em mercado publicitário. "Bem-vindo ao mundo novo", completa.
 

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