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07/09/2003
-
10h13
JULIANA MONACHESI
free-lance para a Folha de S.Paulo
O conceito de "site specific" remonta às experiências de intervenção em espaços naturais ou urbanos nos anos 60 e 70. São obras que configuram uma situação espacial específica, levando em conta as características do local, e que não podem ser apreendidas senão ali.
Emblemática é a obra "Lightning Field" (1977), de Walter de Maria: 400 vigas de aço inoxidável com pontas afiadas instaladas em área do deserto do Novo México (EUA) com grande incidência de relâmpagos em época de tempestades.
Para o curador Martin Grossmann, é com o artigo "A Escultura no Campo Expandido" (1978), da crítica de arte norte-americana Rosalind Krauss, que surge o instrumental teórico para entender a "land art" como uma extrapolação do campo tradicional da arte.
"As intervenções na paisagem constituem um primeiro momento do "site specific", o deslocamento dos registros para o espaço do museu, um segundo", explica.
E haveria ainda um terceiro momento em que o "site specific" não está mais no espaço referente nem no institucional, mas no campo da informação (internet e publicações). "Trata-se de "site specific" extrapolado."
Conceito de "site specific" tem origem na década de 60
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free-lance para a Folha de S.Paulo
O conceito de "site specific" remonta às experiências de intervenção em espaços naturais ou urbanos nos anos 60 e 70. São obras que configuram uma situação espacial específica, levando em conta as características do local, e que não podem ser apreendidas senão ali.
Emblemática é a obra "Lightning Field" (1977), de Walter de Maria: 400 vigas de aço inoxidável com pontas afiadas instaladas em área do deserto do Novo México (EUA) com grande incidência de relâmpagos em época de tempestades.
Para o curador Martin Grossmann, é com o artigo "A Escultura no Campo Expandido" (1978), da crítica de arte norte-americana Rosalind Krauss, que surge o instrumental teórico para entender a "land art" como uma extrapolação do campo tradicional da arte.
"As intervenções na paisagem constituem um primeiro momento do "site specific", o deslocamento dos registros para o espaço do museu, um segundo", explica.
E haveria ainda um terceiro momento em que o "site specific" não está mais no espaço referente nem no institucional, mas no campo da informação (internet e publicações). "Trata-se de "site specific" extrapolado."
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