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23/09/2003 - 08h01

Proibição de Gugu dá prejuízo de R$ 1 mi

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DANIEL CASTRO
colunista da Folha

O SBT e o apresentador Gugu Liberato deixaram de faturar cerca de R$ 1 milhão com a proibição, pela Justiça Federal, da exibição do programa "Domingo Legal", anteontem, por causa da apresentação, no último dia 7, de entrevista em que duas pessoas que se passavam por membros do PCC ameaçavam personalidades.

O maior prejuízo foi do próprio Gugu Liberato. Pelo contrato que mantém com o SBT, o apresentador tem direito à receita de todas as ações de merchandising que faz dentro do "Domingo Legal".

Segundo executivos do SBT, Gugu faturava R$ 750 mil por programa com merchandising. Esse dinheiro dificilmente será recuperado nas próximas edições do "Domingo Legal", que deve voltar no próximo domingo.

O SBT fica com toda a receita das publicidades veiculadas nos intervalos do programa. No lugar do "Domingo Legal", o SBT exibiu reprises do "Troféu Imprensa", "Grammy Latino", "Curtindo uma Viagem", "Xaveco" e "Programa do Ratinho".

Os anúncios que estavam programados para os intervalos do "Domingo Legal" foram exibidos nos "breaks" dessas reprises.

Foram 35 anúncios de 30 segundos pagos e outros 22 não pagos. Esses anúncios, a maioria institucionais, foram ao ar para preencher espaço não ocupado por anunciantes. Pelos cálculos de publicitários e executivos do SBT, esses 35 anúncios pagos veiculados no horário do "Domingo Legal" deram uma receita líquida (já computados descontos e comissões de agências) de R$ 642 mil.

Esses anunciantes, no entanto, compraram intervalos de um programa que dá médias de 20 pontos no Ibope da Grande São Paulo (onde cada ponto equivale a 48,5 mil domicílios). Domingo, no horário do "Domingo Legal", o SBT cravou média de 12 pontos.

"Aqueles que compraram a audiência do Gugu serão compensados e receberão bônus. Isso é praxe do mercado, e o SBT segue essa regra", diz o consultor de mídia Antonio Rosa Neto.

Assim, o SBT terá, em tese, de compensar os anunciantes em R$ 257 mil, veiculando anúncios em outros programas, porque a audiência de domingo foi de 60% da vendida. Sua receita líquida com a vaga do "Domingo Legal", então, cai para R$ 385 mil. Como o programa dá à emissora uma receita líquida de R$ 700 mil por semana, o prejuízo do SBT foi de R$ 315 mil. Somados aos R$ 750 mil de merchandisings perdidos por Liberato, dá 1,065 milhão.

Essa perda ocorre em um dos momentos mais críticos do SBT. A emissora, que já demitiu cerca de 400 funcionários em fevereiro, para ter uma economia de R$ 100 milhões por ano, está realizando cortes, há duas semanas, de mais R$ 30 milhões anuais.

Os cortes estão ocorrendo porque o SBT não deve atingir sua meta de faturar R$ 500 milhões em 2003. A emissora tem contratos por filmes da Warner e Disney, em dólares, que devem dar uma despesa de R$ 80 milhões neste ano. As assessorias de imprensa do SBT e de Gugu Liberato não comentaram os números.

Desdobramento

Gugu Liberato foi convidado a depor hoje na Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de SP e, amanhã, na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Na quinta, o Ministério das Comunicações deve divulgar dados de processo interno, que, de acordo com a legislação, pode resultar até em cassação de concessão.

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