Roteiristas terminam greve e voltam nesta semana ao trabalho
da Folha Online
Os roteiristas em greve pelo maior sindicato da categoria, o Writers Guild of America (WGA), votaram pelo fim da paralisação ontem.
O resultado inclui o fim dos piquetes e a volta dos trabalhadores ao trabalho, o que deve ocorrer ainda nesta semana.
O aprovação unânime do acordo pelos membros do WGA ocorre após o anúncio do sindicato de um acordo preliminar com os estúdios, que detalha quanto os roteiristas devem receber pela venda do material que ajudam a produzir distribuído pela internet e outros meios.
A greve durou mais de três meses, com início no dia 5 de novembro e a questão da internet era o ponto central da discussão entre o WGA e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP).
Foi o maior movimento grevista dos roteiristas em quase 20 anos e paralisou diversos programas de TV e adiou a produção de filmes nos Estados Unidos.
Os roteiristas receberam apoio do sindicato de atores, o Screen Actors Guild (SAG), embora os 150 mil artistas filiados não se somaram à greve. No entanto, com o apoio dos atores, a cerimônia do Globo de Ouro, em janeiro, ficou "apagada".
O total das perdas estimadas pela greve ainda não foi divulgado.
Com Reuters, Associated Press, France Presse e Efe
Leia mais
- Sindicato de roteiristas dos EUA pede para membros terminarem greve
- Greve dos roteiristas está em reta final
- Sindicato de Roteiristas dos EUA anuncia acordo preliminar
- Livros explicam o cinema e ajudam a escolher os melhores filmes para ver
Especial

