Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2003 - 19h06

Cannes e Veneza são fonte para sessões do Festival do Rio BR

Publicidade

da Folha Online

A lista dos filmes internacionais que serão exibidos no Festival do Rio BR, organizado pelo Grupo Estação, é das mais cobiçadas por cinéfilos: traz ao Brasil em primeira mão os melhores filmes apresentados em Cannes (França) e Veneza (Itália), dois dos mais respeitados festivais internacionalmente conhecidos.

A diretora do festival, Ilda Santiago, escolhe pessoalmente as atrações, especialmente os filmes independentes, que neste ano chegam a quase 300 filmes que serão exibidos em 37 locais diferentes do Rio e de Niterói.

É de Veneza, por exemplo, que ela traz o mais recente premiado com o Leão de Ouro "Em Nome de Deus", do cineasta escocês Peter Mullan. Do festival italiano também vem "21 Gramas", do mexicano Alejandro González Iñarritu, com Benício del Toro.

Entre os destaques do festival estão também "Elefante", de Gus Van Sant, vencedor da Palma de Ouro de Cannes, além de "Dogville", o novo de Lars Von Trier ("Dançando no Escuro"), que é estrelado por Nicole Kidman e foi exibido em Cannes em maio passado.

Há também filmes que são produzidos por grandes estúdios e distribuídos por multinacionais instaladas no Brasil. Entre eles, "Violação de Conduta", com John Travolta e Samuel L. Jackson, "A Vida de David Gale", com Kevin Spacey e Kate Winslet, e "Cidade de Fantasmas", estrelado e dirigido por Matt Dillon.

Além destes filmes, há uma variedade de outras atrações, que merecem um "garimpo" dos cinéfilos cariocas. O festival também tem seu foco no Oriente e revela novos cineastas como Samira Makhmalbaf ("Às Cinco da Tarde").

Especial
  • Veja a programação dos filmes do Festival do Rio BR
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página