Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2003 - 19h50

Conheça os fatos que marcaram a história da TV Record em 50 anos

Publicidade

da Folha Online

Veja a seguir os principais fatos da história dos 50 anos da TV Record.

1953 - Às 20h do dia 27 de setembro a emissora vai ao ar com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.

1954 - Foi criado o programa "Mesa Redonda", apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara.

1956 - Record foi a primeira emissora a transmitir, ao vivo, o Grande Prêmio de Turfe do Brasil, direto do Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

1965 - A emissora lança "O Fino da Bossa", apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. O programa consagrou nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Zimbo Trio e Maria Bethânia

1966 - Em julho deste ano, um incêndio destruiu os estúdios e a central técnica das instalações, quando foram destruídos mais de 300 mil filmes. No mesmo ano é realizado o 2º Festival da Música Popular Brasileira, dirigido por Solano Ribeiro. O primeiro foi realizado em 1965, pela TV Excelsior.

1967 - Vai ao ar "A Família Trapo", escrita por Carlos Alberto de Nóbrega e Jô Soares. No elenco estavam Renata Fronzi, Otelo Zeloni, Cidinha Campos, Ricardo Corte Real, Sônia Ribeiro, Jô Soares e Ronald Golias.

1969 - Um segundo incêndio, que atinge o Edifício Grande Avenido, onde estava instalada a torre de transmissão do canal, deixou a emissora fora do ar por algumas horas e destruiu parte do patrimônio da emissora.

1970 - Em março, um terceiro incêndio atinge o Teatro Record, na rua da Consolação, em São Paulo. Em julho, o Novo Teatro Record é destruído com um quarto incêndio.

1972 - O jornalista Hélio Ansaldo estreou o telejornal "Tempo de Notícias". Anos depois o programa passaria a se chamar "Record em Notícias", sendo apresentado por Murillo Antunes Alves até 1996. A emissora exibe imagens da Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul. É a primeira transmissão em cores da TV brasileira.

1973 - Estréia o humorístico "Os Insociáveis", com Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum, que depois ficou conhecido como "Os Trapalhões".

1983 - Estréia o programa feminino "A Mulher dá o Recado"

1985 - A atriz Dina Sfat, que tinha participado das novelas da emissora na década de 60, volta para apresentar o programa "Dina, Mil e Uma Noites".

1991 - O bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, assume o controle acionário da emissora.

1993 - Ana Maria Braga começa a apresentar o programa feminino "Note e Anote".

1995 - Emissora muda de sua antiga sede, no bairro do Aeroporto, para o novo prédio no bairro da Barra Funda, em São Paulo.

1996 - Record se consolidaria no terceiro lugar em audiência.

1997 - Boris Casoy, Carlos Massa, o Ratinho são contratados e a emissora implanta um núcleo de teledramaturgia, que produziu minisséries e novela.

1998 - Estréiam os programas "Fala Brasil", "Repórter Record", com Goulart de Andrade, o "Disque Record" e "Leão Livre", com Gilberto Barros e o infantil "Vila Esperança".

2000 - Claudete Troiano e Adriane Galisteu reforçam o time de apresentadores da emissora.

2001 - Netinho de Paula estréia o "Domingo da Gente" e Milton Neves assume o comando dos programas "Terceiro Tempo" e "Debate Bolta".

2002 - Estréiam o seriado "A Turma do Gueto", idealizado por Netinho de Paula, e "A Hora da Verdade", com Wagner Montes.

2003 - Emissora comemora 50 anos de existência.

Leia mais
  • Aos 50, Record comemora e fala em superar audiência do SBT
  • "Nós gostaríamos que o 'Cidade Alerta' nem precisasse existir"
  • Acervo da Record tem imagens raras dos anos 60


    Especial
  • Veja galeria com fotos de festivais e musicais
  • Veja galeria com fotos de programas
  • Veja se você conhece a história da Record
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página