Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2003 - 17h20

"Narradores de Javé" e filha de Glória Pires vencem Festival do Rio BR

Publicidade

da Folha Online

O filme brasileiro "Narradores de Javé", de Eliane Caffé, venceu os prêmios dos júris oficial e popular do Festival do Rio BR, que terminou ontem no Rio de Janeiro. A filha da atriz Glória Pires e do cantor Fábio Júnior, Cléo Pires, ganhou o prêmio de Melhor Atriz.

"Narradores de Javé" conta a história de uma pequena e pacata cidade que deverá desaparecer, inundada pelas águas da represa de uma grande hidrelétrica. Para tentar evitar, a comunidade local decide defender a existência com uma estratégia original: escrever um dossiê com os grandes acontecimentos da história do povoado, e assim justificar sua preservação.

O filme de Eliane Caffé ganhou três prêmios (além dos dois prêmios principais, o de Melhor Ator, para José Dumont) no Festival do Rio BR, onde foi exibido seis vezes. "Narradores de Javé" ganhou um prêmio no valor de R$ 30 mil.

O longa-metragem ainda ganhou o Prêmio Casablanca (telecinagem off-line de até cem latas de negativos 16mm ou 35mm) por ter sido escolhido melhor longa-metragem de ficção. O prêmio também foi dado ao curta "Rua da Escadinha, 162" (telecinagem de até 10 latas de negativo 16mm ou 35 mm).

Atuação

Já Cléo Pires, premiada como melhor atriz do festival, estreou no cinema com "Benjamin", de Monique Gardenberg, e teve sua atuação elogiada.

No filme, que é baseado no livro de Chico Buarque, ela vive Ariela Masé, jovem que guarda enorme semelhança com o grande amor da vida do protagonista, morta no passado.

O público também escolheu o melhor documentário brasileiro ("Fala Tu", de Guilherme Coelho) e o melhor curta-metragem (Rua da Escadinha, 162, de Márcio Câmara).

Leia mais
  • Veja a lista de vencedores do Festival do Rio BR
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página