Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2001 - 09h30

Zuza cumpre a meta de resumir mito

Publicidade

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Folha de S.Paulo

Não espere aqui uma biografia de João Gilberto, muito menos a tal "biografia definitiva". Pelo previsto no próprio programa da coleção Folha Explica, o volume dedicado a João prima pela concisão e, quando possível, pelo didatismo na explicação do maior mito vivo da música brasileira.

Divulgação
Livro da Publifolha apresenta a vida e a obra de João Gilberto
Livro da Publifolha apresenta a vida e a obra de João Gilberto

Ser escrito por um amigo seu dá a outra dica: não se trata aqui de confrontar posições, de salpicar de polêmica a grandeza de João. Trata-se, isso sim, de justificar a tal grandeza.

O trabalho de Zuza Homem de Mello se faz importante no esforço por decupar qual é, de fato, a contribuição musical do cantor/violonista na história do Brasil.

Zuza o faz pela artimanha inteligente de desmembrar o que ele próprio explica como indissociável em João (e o que, justamente, o diferencia de todo o resto do universo): voz e violão. Explicando separadamente os dois elementos, justifica nos interstícios por que voz e violão formam em João um conjunto único, intransponível.

O semibiógrafo cumpre a meta de resumir o gênio em poucas palavras: "Folha Explica João Gilberto" decifra o básico. De resto, nossos mitos musicais -João e Roberto Carlos à frente- permanecem no posto que essa cultura capenga os tem deixado repousar, paxás: o de esfinges de tijolo e cimento à espera dos biógrafos que as devorem.

"João Gilberto"
Autor: Zuza Homem de Mello
Editora: Publifolha
Páginas: 128
Quanto: R$ 17,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página