Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2003 - 18h24

Banalização da vida move documentário sobre conflito na Colômbia

Publicidade

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

Matar para sobreviver ou viver para esperar a morte --a própria e a dos outros. Em meio à banalização da vida e à luta pela sobrevivência, uma estátua da Virgem Maria é o símbolo da fé que ainda resta. É quem enxerga as lágrimas e escuta os sofridos relatos dos moradores de Santo Domingo, subúrbio de Medellín.

Considerado o mais perigoso da Colômbia, o bairro é retratado em "Carlitos 13 Medellín", do diretor francês Jean-Stéphane Sauvaire. O documentário faz parte da programação da Mostra BR de Cinema e será exibido na próxima quinta, às 15h10, no Cineclube Directv 2, e no domingo (26), às 17h50, no Cinesesc.

Divulgação
Cena de "Carlitos 13 Medellín"
Pelos braços de Carlitos, um garoto de 13 anos nascido no bairro colombiano, a imagem da santa é confessora das mães e das mulheres que perderam seus filhos e maridos na guerra entre as guerrilhas --Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ELN (Exército de Libertação Nacional)--, grupos paramilitares de direita, narcotraficantes e a polícia do país.

Testemunha muda das desgraças de Santo Domingo, a virgem provoca uma catarse nos moradores, que falam sobre o medo da morte, da violência, da falta de perspectiva e da dor de perder familiares e amigos.

À margem, adolescentes sofrem com o preconceito e vivem a sina da exclusão, como se levassem na testa a marca da periferia. Como opção, alguns pegam em armas e lutam pela sobrevivência, ameaçada até mesmo durante um jogo de futebol na rua, sem muitas vezes saber por quê. Outros refugiam-se no mundo das drogas.

CARLITOS 13 MEDELLÍN (França, 2002)
Com: Davidson Ospina, Maria Auxiliadora
Direção: Jean-Stéphane Sauvaire
Quando: dia 23, às 15h10, no Cineclube Directv 2 (rua Augusta, 2.530, Jardim América, tel.: 0/xx/11/3085-7684), e dia 26, às 17h50, no Cinesesc (rua Augusta, 2.075, Jardim América, tel.: 0/xx/11/3082-0213)

Especial
  • Veja a programação, sinopses e as notícias da Mostra BR de Cinema de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página