Oscar Niemeyer é tema de exposição em Brasília
da Folha Online
É aberta nesta quinta-feira (13) em Brasília a mostra "Oscar Niemeyer - Arquiteto, Brasileiro, Cidadão". A exposição fica em cartaz até 8 de abril no Museu Nacional da República, projetado pelo próprio Niemeyer. A mostra celebra os 100 anos do arquiteto mais conhecido do país, completados no fim do ano passado.
| Marcelo Sayão/Efe |
![]() |
| Oscar Niemeyer (foto) é homenageado com exposição no Museu Nacional da República |
A mostra, com curadoria de Marcus Lontra, traz maquetes, desenhos, fotografias que apresentam aproximadamente 30 projetos desenvolvidos por Niemeyer ao longo de sua vida. Desde os primeiros tempos da Pampulha, em Belo Horizonte, até o Conjunto Cultural da República.
A entrada é gratuita e a mostra pode ser vista de terça a domingo, das 9h às 18h. A exposição já percorreu Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Niterói.
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares nasceu no Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907.
"Brasília fugiu ao controle"
Brasília é considerada o maior conjunto arquitetônico de Niemeyer. Em entrevista ao jornal "The Guardian", publicada no último dia 12, o arquiteto diz que "Brasília fugiu ao controle".
| Divulgação |
![]() |
| Catedral de Brasília (foto) é uma das obras projetadas por Oscar Niemeyer para a capital |
Niemeyer afirmou que a capital seguiu um rumo que ele não imaginava. Ele comentou ainda o problema do tráfico de drogas na cidade, além do crescimento desordenado.
"Há problemas na forma como Brasília cresceu. Ela deveria ter parado de crescer há algum tempo atrás. O tráfego torna-se cada vez mais difícil e o número de habitantes já ultrapassou a meta, os limites já estão ultrapassados", falou o arquiteto.
Em vez das 500.000 pessoas previstas, hoje a capital federal tem mais de dois milhões de habitantes. Niemeyer acha que a cidade "deve por termo" a tamanho crescimento.
Ainda na entrevista, ele demonstrou o carinho por sua criação e afirmou que as curvas dos prédios brasilienses são como "as de uma bela mulher".
Leia mais
- Brasília, "obra-prima de Niemeyer", está fora de controle, diz "Guardian"
- Niemeyer faz monumento para o museu Pelé em Santos
- Veja a trajetória de Oscar Niemeyer, mais importante criador brasileiro vivo
Especial



