Publicidade

Ilustrada
19/03/2008 - 18h13

Ameaças obrigam escritora Taslima Nasreen a deixar a Índia

Publicidade

da France Presse, em Nova Déli

A escritora originária de Bangladesh Taslima Nasreen deixou a Índia em direção à Europa depois de receber ameaças de morte de militantes islâmicos, informou seu editor.

Amigos da romancista confirmaram sua viagem e as ameaças de morte. O destino da escritora na Europa não foi divulgado.

Nasreen se viu obrigada a fugir de seu país em 1994 depois de ser acusada de blasfêmia pelos muçulmanos radicais pela publicação de seu romance "Lajja" ("Vergonha"), no qual descreve a vida de uma família hindu perseguida por muçulmanos em Bangladesh, onde são majoritários.

20.jan.2004/Jayanta Shaw/Reuters
Taslima Nasreen lendo jornal em Calcutá; escritora trocou exílio na Índia por Europa
Taslima Nasreen lendo jornal em Calcutá; escritora trocou exílio na Índia por Europa

Em 2002, ela foi condenada a um ano de prisão em Bangladesh.

Depois de vários anos de exílio entre a Europa e nos Estados Unidos, esta ginecologista de formação, com idéias ligadas às do escritor indiano Salman Rushdie, se estabeleceu na Índia, em 2004.

A escritora pediu uma permissão de residência, mas as autoridades, preocupadas com a reação dos 140 milhões de muçulmanos indianos, só concederam um visto de seis meses.

Em novembro, a romancista abandonou Calcutá depois de receber ameaças de morte. Desde então, vivia num local secreto de Nova Déli, protegida pelas autoridades.

"Vivo como um pássaro enjaulado. Estou muito fraca e temo ficar cega", declarou há alguns dias, aludindo à pressão psicológica sofrida pelas autoridades indianas para que abandonasse o país.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca