Publicidade

Ilustrada
22/03/2008 - 08h59

Arnaldo Antunes leva poesia para Berlim

Publicidade

da Folha Online

O cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes vai participar do Poesiefestival Berlin: From Macao to Rio de Janeiro, que acontece na capital alemã entre os dias 5 e 13 de julho, na Akademie der Künste (academia das artes).

Considerado o maior do gênero na Europa, o festival, que começou em 2003, homenageará neste ano a poesia em língua portuguesa. O evento, no entanto, não se limita à leitura de textos e inclui programação com música, dança, performance e artes visuais.

A seleção de convidados estrangeiros tem ainda os nomes de Serhiy Zhadan, da Ucrânia, e Tomaz Salamun, da Eslovênia.

Em abril, os organizadores vão divulgar no site www.literaturwerkstatt.org a programação completa, que deverá ter ainda a participação do poeta carioca Marco Lucchesi.

Com público total estimado em 10 mil pessoas a cada ano, o Poesiefestival já teve como convidados os americanos Lawrence Ferlinghetti e Laurie Anderson. E teve como foco a Austrália (2003), a Irlanda e a língua celta (2004), os países de língua espanhola (2005), a Suíça (2006) e a poesia canadense, em francês, da província de Québec (2007).

On-line

O Poesiefestival é organizado pela Literaturwerkstatt (oficina de literatura) de Berlim, instituição responsável também pelo site www.lyrikline.org, página na internet que traz uma compilação de poemas escritos em quase 50 idiomas.

É possível ler ou ouvir os textos, tanto na língua original quanto em várias traduções. Do Brasil, é possível ler e ouvir textos do paulista Cuti. Entre os autores portugueses estão Gonçalo M. Tavares e Adília Lopes, já publicados no Brasil.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca