Mangás contam histórias do Japão e da imigração para o Brasil
da Folha Online
Tanto a história do Japão quanto a da vinda dos imigrantes daquele país para o Brasil estão em dois livros de mangá lançados nesta semana.
O primeiro, "História do Japão em Mangá", foi lançado inicialmente em 1995, para comemorar o Tratado de Amizade Brasil-Japão, mas recebeu uma versão ampliada neste ano. Ele retrata a origem do Japão; a abertura dos portos a nações estrangeiras; a destruição causada pelas duas guerras mundiais; os esforços feitos nos períodos pós-guerra; a influência da China; e o surgimento do xintoísmo e do budismo, entre outros assuntos.
Já "Banzai! História da Imigração Japonesa no Brasil" mostra a saída do Kasato Maru do porto de Kobe (Japão) com destino ao porto de Santos (litoral de São Paulo), em 1908, e todas as dificuldades pelas quais aqueles primeiros imigrantes passaram, como as longas jornadas de trabalho.
O desenhista responsável pelo segundo projeto é Julio Shimamoto, 69, o Shima. Filho de imigrantes, ele morou em diversas cidades do interior de São Paulo antes de começar a desenhar e fazer carreira. Ele mora no Rio desde os anos 70.
O jornalista Francisco Noriyuki Sato, que coordenou o projeto, conta que foi difícil convencer Shimamoto a aceitá-lo. "Foi difícil, mas consegui convencê-lo, pedindo para ele fazer esse sacrifício em homenagem aos nossos pais e avós, e para que pudéssemos deixar a nossa história para as futuras gerações."
Sato afirma que os personagens dos livros não têm olhos grandes para que ficassem mais próximos da realidade que da caricatura.
Leia mais
- VÍDEO: Técnica do mangá realça charme do caricaturado
- ÁUDIO: História da imigração japonesa é contada por meio do mangá
- Sushiman prepara almoço de Páscoa
- Sem câmera, imigrante japonês retratou viagem ao Brasil com desenhos
- Mangás, animês e a cultura urbana em geral inspiram mostra em SP
- Conheça o Japão e entenda a cultura do país com livros da Publifolha
Livraria da Folha
- "O Dia em Que o Céu Caiu" é a mais nova aventura de Asterix e Obelix
- "Asterix e a Volta às Aulas" traz 14 histórias de Goscinny e Uderzo
- Ilustradores de todo o mundo desenham Asterix em histórias inéditas
Especial

