Exclusivo: Fernando Meirelles vai co-produzir filme da Record
da Folha Online
A Record Entretenimento assinou um contrato com a companhia Bossa Nova, da qual o cineasta Fernando Meirelles, 52, é co-produtor, para viabilizar a primeira obra em cinema da companhia, parte do grupo Record.
A obra é um documentário sobre a tropicália, movimento musical-artístico realizado nos anos 60 por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Torquato Neto e Gal Costa, entre outros artistas.
Esta será a primeira grande produção da empresa, da qual a Record Filmes faz parte. O novo braço empresarial foi criado no mês passado. "Vamos apresentar a produção em breve, em um coquetel", disse o gerente de comunicação da Record, Ricardo Frota. A previsão é que o filme chegue às telas do cinema em 2009.
O objetivo da Record Entretenimento é desenvolver projetos em áreas como filmes, teatro, novas mídias e licenciamentos de marcas. A empresa tem sede em São Paulo e é dirigida pelo executivo João Luiz Urbaneja.
Nome internacional
O diretor paulistano Fernando Meirelles ficou conhecido internacionalmente ao dirigir o longa "Cidade de Deus" (2002). Em 2004, o filme concorreu a quatro prêmios Oscar, entre eles o de melhor diretor. Não levou nenhuma estatueta, mas virou referência e grife cinematográfica no mundo todo.
Meirelles já dirigiu grandes produções internacionais, como "O Jardineiro Fiel" (2005). Atualmente, finaliza o longa "Blindness" ("Cegueira"), baseado no livro "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago, prêmio Nobel de Literatura em 1998. O filme teve cenas gravadas em São Paulo.
Leia mais
- Erramos: Fernando Meirelles vai co-produzir filme da Record
- Record cria empresa de entretenimento
- Record desiste de competir pelos direitos do Campeonato Brasileiro
- Globo entra com ação judicial contra Rodrigo Faro
- "Cinema" explica retomada da produção cinematográfica no Brasil
- Livros inspiram amantes da música popular brasileira
Especial

