Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2003 - 07h10

Falha da Band revela espionagem na TV

Publicidade

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

A disputa por alguns pontos no Ibope entre Record, Band e Rede TV!, nos telejornais populares vespertinos, esconde práticas que passam pela espionagem.

O "monitoramento" de imagens e informações que as concorrentes produzem foi revelado anteontem, involuntariamente, pelo "Brasil Urgente", da Band.

Por volta de 18h10, José Luiz Datena, apresentador do programa, chamou o "link" (conexão) do helicóptero usado pela emissora. Mas o que entrou no ar não foram imagens do helicóptero da Band, mas sim do da Rede TV!. O logo da concorrente, inclusive, apareceu na tela da Band.

Técnicos e jornalistas ouvidos pela Folha de S.Paulo relatam que vem se tornando comum a espionagem por canais de rádio e de "links".

Isso é possível porque helicópteros e unidades externas terrestres usam dez canais de frequências da faixa de microondas para transmitir sons e imagens para as TVs. Esses canais são abertos. Qualquer emissora com receptor de microondas pode vê-los. O uso dos dez canais é alternado. Cada TV usa o que estiver vago.

A Band afirma que foi a Rede TV! que interferiu no canal que ela ocupava. A Rede TV! nega. Diz que na terça só usou uma frequência (2.375 MHz), que, acredita, estaria sendo sintonizada pela Band. A Band afirma que também usava a mesma frequência.

Oficialmente, as emissoras negam a prática de espionagem.

OUTRO CANAL

Sono 1

A modorrenta "Cena Aberta", em que Regina Casé mostra bastidores da encenação em TV de um texto clássico, foi mal logo em sua estréia, anteontem. O programa da Globo deu 20 pontos, contra 22 do SBT, que reprisava o filme "O Troco", segundo dados preliminares do Ibope na Grande São Paulo.

Sono 2

Uma semana antes, "Cidade dos Homens", na Globo, deu 30 pontos. No horário, o SBT ficou com 16.

Time

Selton Mello, Luana Piovani e Marisa Orth estão praticamente certos no elenco de "Esculhambação", comédia de situação que terá piloto gravado no início do ano, com chances de ser exibida na grade fixa da Globo a partir de abril de 2004. No programa, funcionários de uma repartição pública escolhem alguém para falar mal de sua vida.

Acerto

Cotada para ter um programa na Band, Leonor Correa, ex-Rede TV! ("A Casa É Sua"), negocia sua ida para a Rede 21, emissora em UHF do mesmo grupo.

Emigrante

A Record diz que a idéia de "Planeta Brasil", programa que o canal Globo Internacional lança em 7 de dezembro, dirigido ao brasileiro que vive no exterior, não é nova. Há quase dois anos, a emissora já exibe em seu canal internacional o "Fala Brazuca", com a mesma proposta editorial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página