Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2003 - 09h22

Pesquisa revela que 21% querem TV paga só por sinal melhor

Publicidade

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Pesquisa inédita do Ibope, realizada em junho com 16.046 entrevistados de nove regiões metropolitanas do país, revela que boa parte dos brasileiros quer ter TV paga (no caso a cabo) apenas para receber um sinal de boa qualidade das emissoras abertas.

Segundo o Ibope, 21% dos telespectadores que não são assinantes de TV paga gostariam de ter o serviço apenas para ver Globo, SBT, Record, Band e Rede TV! sem chuviscos. Eles se tornariam assinantes caso não tivessem que pagar pelos canais fechados que não querem assistir. Entre os pesquisados que já foram assinantes, esse percentual sobe para 28%.

Na prática, isso já ocorre entre as pessoas que são assinantes atualmente. As TVs abertas são as maiores audiências no universo dos que pagam para ver TV --na média, somam 70% do ibope.

A pesquisa do Ibope confirma a estagnação do setor de TV paga, que permanece desde 2001 com o mesmo índice de penetração. Do total de domicílios com TV no país, apenas 12% têm TV paga.

O interesse dos não-assinantes em se tornarem assinantes também vem caindo --15% deles querem contratar o serviço nos próximos seis meses. Há um ano, esse percentual era de 17%.

O principal motivo para a falta de interesse é o preço da TV paga, considerado muito alto (em torno de R$ 100 o pacote completo). Ao Ibope, 35% disseram que "não querem ter uma despesa a mais".

Boa notícia

Assim como a Band, que anunciou o fim do popularesco "Hora da Verdade", a Record também irá tirar do ar o "Verdade do Povo". O programa de Wagner Montes, que estreou em maio, deve continuar no máximo até meados de 2004.

Boa notícia 2

Esse tipo de telebarraco é importante para as emissoras porque alavancam a audiência dos programas que vêm a seguir. Mas são deficitários e prejudicam a imagem das TVs.

Má notícia

A Band, a rigor, ainda não decidiu o que irá fazer com o "Hora da Verdade". Certo mesmo apenas o fato de que a apresentadora Márcia Goldschmidt deixa o programa em dezembro, para poupar sua imagem.

Surpresa

Emissora musical, a MTV está concorrendo com a Globo e a RBS (afiliada da Globo no RS) ao Prêmio Esso de Telejornalismo de 2003, pela reportagem "Documento Aids 2002", exibida em dezembro. A lista dos finalistas saiu na semana passada.

Tempo

Desenho de sucesso no canal Nickelodeon, "Os Anjinhos" ("Rugrats") estão fazendo dez anos.

Em janeiro, o canal estréia nova série, "Rugrats Crescidos". Os personagens do programa, quase todos bebês, vão aparecer com idades entre 9 e 13 anos. Uma prévia vai ao ar especial em 19 de dezembro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página