Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2003 - 15h10

Depois de transplante, estado de Northon Nascimento ainda é grave

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

O estado de saúde de Northon Nascimento, 41, continua sendo considerado grave pelos médicos que cuidam do ator, submetido a um transplante de coração na madrugada de hoje no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Divulgação
O ator Northon Nascimento
Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje no hospital, o médico José Pedro da Silva, chefe da equipe de transplante cardíaco, disse que mesmo com a cirurgia o estado do ator "ainda é preocupante porque não foi um caso de rotina".

A cirurgia, realizada por volta da 1h30 desta madrugada, começou a ser preparada às 20h30 de ontem, quando o órgão foi retirado do doador, um médico de 41 anos, 90 kg e 1,90 m, que morreu em um acidente de carro no Rio. A operação durou cerca de sete horas.

De acordo com o médico, a maior preocupação agora é com os órgãos que ficaram comprometidos, como rins, pulmões e fígado. O médico explicou que esses órgãos sofreram lesões com a falta de oxigênio, o que levou ao comprometimento das funções.

O ator, que ficará em coma induzido até amanhã à tarde, pelo menos, deverá continuar na Unidade de Terapia Intensiva do hospital de 10 a 15 dias e depois deverá ficar internado por mais 25 dias.

O médico José Henrique Andrade Vila, chefe da UTI, informou que o ator está com uma inflamação generalizada. A reação, segundo o médico, era esperada por causa do tempo em que o paciente teve a circulação sanguínea sendo feita com o auxílio de aparelhos.

De acordo com Vila, esse procedimento fez com que a resistência do paciente caísse, mas ele foi fundamental para mantê-lo vivo enquanto esperava um doador.

O ator está fazendo hemodiálise várias vezes ao dia, mas, segundo os médicos, os rins já deram mostra de recuperação. Ele está respirando por aparelho, mas não está ligado a nenhum aparelho para manter a circulação.

Internação

O ator foi internado na última segunda-feira e passou por uma cirurgia cardíaca para correção de aneurisma (dilatação anormal) da aorta. Após esta intervenção houve falência do órgão e a circulação sanguínea teve que ser feita com o auxílio de aparelho.

O problema foi agravado por uma hemorragia difícil de controlar, segundo os médicos, já que o paciente teve que receber anticoagulantes para que a máquina que bombeava o sangue do ator funcionasse bem.

Por causa dessa hemorragia, Northon recebeu sangue de mais de 50 doadores, além de ter sido autotransfundido.

Sobrevida

O médico José Pedro da Silva informou que os sintomas de rejeição ao coração transplantado, se houver, só devem se manifestar três dias depois da cirurgia. Ele disse, no entanto, que o problema pode ser controlado com medicamentos.

De acordo com a equipe médica, o índice de mortalidade no primeiro mês é de 8%. No primeiro ano esse número aumenta para 15%. Nos primeiros cinco anos o índice é de 25% e de 40% em 10 anos. O transplantado com o maior tempo de sobrevida até hoje foi um francês que viveu 24 anos com um coração transplantado.

Um novo boletim médico sobre o estado de saúde do ator deverá ser divulgado hoje, às 18h.

Carreira

O paraense Northon Nascimento, cujo nome artístico é grafado sem "h", já atuou em várias novelas da TV Globo, entre elas "A Padroeira", "A Próxima Vítima" e "Fera Ferida". Entre as minisséries que fez estão "Aquarela do Brasil", "Chiquinha Gonzaga" e "Agosto".

Leia mais
  • Northon Nascimento tinha doença congênita no coração
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página