Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2004 - 11h00

Saiba mais sobre os personagens da minissérie "Um Só Coração"

Publicidade

da Folha Online

Em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, a Globo estréia no dia 6 de janeiro "Um Só Coração". Misturando personagens reais e fictícios, a minissérie conta a história de São Paulo, tendo como pano de fundo os acontecimentos históricos que marcaram a cidade entre 1920 e 1952, como a Semana de Arte Moderna, a Revolução Constitucionalista e a primeira edição da Bienal de Arte de São Paulo.

Veja o perfil de alguns dos personagens da trama:

Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio) - Personagem real e protagonista da trama, começa a minissérie com 20 anos de idade e termina com 52. Mulher de forte personalidade, bonita, elegante, alegre, independente e democrática nas relações com todas as classes sociais. É sempre bem recebida graças a sua simpatia e grande carisma. Foi de uma ousadia rara ao se separar do primeiro marido.

Francisco Matarazzo Sobrinho - Ciccillo (Edson Celulari) - Personagem real, é o segundo marido de Yolanda Penteado. Tem 34 anos quando entra na trama da minissérie. Um dos homens mais ricos e poderosos de São Paulo, empresário de grande porte e talento, que também se interessa muito pelas artes e a sua popularização. É dele a idéia da criação do Museu de Arte Moderna, da Bienal de São Paulo, do Teatro Brasileiro de Comédia e da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Conta com a fundamental ajuda de Yolanda na concretização de seus projetos culturais.

Martim Paes de Almeida (Érik Marmo) - Personagem fictício. É o grande amor de Yolanda. Tem cerca de 20 anos no início da história. Estudante de medicina, é simpatizante da causa anarquista quando a minissérie começa. Será essa a razão, aliada ao fato de sua família --apesar de tradicional-- ser empobrecida, que levará a família Penteado a não concordar com a união dos dois.

Guiomar Penteado (Cássia Kiss) - Personagem real. Mãe de Yolanda, tem cerca de 40 anos no início da história. Mulher forte, da alta aristocracia rural paulista, é enérgica e de quem Yolanda herdou a força para tocar os negócios. Viúva, faz enorme pressão para que a filha se case com o primo Fernão.

Juvenal Penteado (Cássio Gabus Mendes) - Personagem real. Irmão de Yolanda. Homem íntegro, inteligente e culto. Conservador, dá muito valor à tradição familiar. Na Revolução de 32, luta por São Paulo. Casado com Odila Pujol, é pai de Juvenalzinho e Alfredinho e, mais tarde, também de Marilu.

Jayme Penteado (Cláudio Fontana) - Personagem real. Irmão de Yolanda, é um jovem alegre, extrovertido, que leva a vida sem se preocupar com nada. Em 32, toma parte da Revolução Constitucionalista, muito mais por pressão da família do que por convicção.

Olívia Guedes Penteado (Selma Egrei) - Personagem real. Tia de Yolanda, é figura emblemática da vida cultural e social de São Paulo, é mecenas dos modernistas. Fundadora da Liga das Senhoras Católicas e ligada a muitas entidades assistenciais. Lutou tenazmente pelo voto feminino, conseguindo eleger a primeira mulher para uma Constituinte.

Fernão Queiroz Chaves (Herson Capri) - Personagem fictício. Volta para o Brasil com o objetivo de se casar com a prima, Yolanda, numa união arranjada pelas duas famílias. Tem cerca de 30 anos quando acontece a cerimônia. Vai manter um romance tórrido com Elisa, melhor amiga de Yolanda.

Elisa Furtado (Fernanda Paes Leme) - Personagem fictício. Tem 19 anos e é a melhor amiga de Yolanda quando a trama começa. Desde o primeiro momento cobiça Fernão, marido prometido de Yolanda.

Coronel Totonho Sousa Borba (Tarcísio Meira) - Personagem fictício. Viúvo, tem cerca de 50 anos quando começa a história. Pai de Rodolfo, Bernardo, Maria Luísa, João Cândido e Maria Laura, é um fazendeiro muito rico, mas perde tudo na crise de 1929, fato que o levará ao suicídio.

Rodolfo Sousa Borba (Marcello Anthony) - Personagem fictício. Tem cerca de 20 anos. Jogador, mulherengo, perdulário, irresponsável, porém muito bonito e sedutor. Mau caráter, tenta assumir o comando da família depois da morte do pai, para dilapidar o que resta do patrimônio. Torna-se informante da polícia política na época da ditadura de Getúlio Vargas. Transforma o casarão da família em bordel e depois em pensão.

Maria Luísa Sousa Borba (Letícia Sabatella) - Personagem fictício. No início da minissérie terá cerca de 15 anos. Bonita, sedutora, é muito reprimida pelo pai, que não a deixa usar roupas da moda. Apaixona-se pelo pintor Madiano Mattei, um rapaz honesto, mas pobre. Mantém o relacionamento escondido da família e, com ele, tem uma filha, Antônia.

Madiano Mattei (Ângelo Antônio) - Personagem fictício. Tem 29 anos quando conhece Maria Luísa. Segunda geração de imigrantes italianos, ele é pintor de paredes que, nas horas vagas, é pintor diletante. O personagem homenageia o grupo Santa Helena, composto por artistas que começaram sua vida como artesãos e operários (Volpi e Fulvio Penachi, entre outros).

Maria José (Magda Gomes) - Personagem real. No início da história, é empregada da família Sousa Borba e muito ligada às meninas e a Bernardo e Candinho. Mulher forte e determinada, durante a Revolução de 32 comanda um pequeno batalhão formado por índios e mulheres negras, lutando bravamente por São Paulo, passando a ser conhecida como a grande heroína Maria Soldado.

Ana Schmidt da Silva (Maria Fernanda Cândido) - Personagem fictício. Aparece logo no primeiro capítulo da minissérie como modelo vivo de artistas. É contratada por Totonho como governanta do casarão para dar aulas de alemão às crianças. A real intenção do coronel é que ela seduza seu filho, Bernardo.

Soledad (Daniela Escobar) - Personagem fictício. Bailarina, Soledad vem ao Brasil com uma companhia de zarzuelas e acaba se hospedando no bordel de Madame Claire, onde Ciccillo a conhece. Solitária e discretíssima, se apaixona perdidamente pelo empresário.

Madame Claire (Ariclê Perez) - Personagem fictício. Cafetina de luxo, ela usa um leve e estudado sotaque francês para criar um estilo. Aos 45 anos, é a dona da Pensión Paradis, que funcionará depois de 29 no casarão dos Sousa Borba. Mantém um seleto plantel de pupilas, escolhidas a dedo e instruídas cuidadosa e amorosamente por ela.

Lídia Rosenberg (Helena Ranaldi) - Personagem fictício. Tem 34 anos quando chega ao Brasil, fugindo do nazismo. Vem acompanhada da filha Rachel e do sogro Samuel. Em Berlim, quando da ascensão do nazismo, é informada pelo próprio sogro que seu marido David tinha sido baleado e morto pela polícia política. Com a vida refeita em São Paulo, se apaixona por Frederico. Mas, inesperadamente, David ressurge.

David Rosenberg (Carlos Vereza) - Personagem fictício. Judeu e professor, é um homem íntegro, inteligente e culto. Recusa-se a aceitar a discriminação imposta pelos nazistas ao seu povo e a proibição de continuar lecionando. É dado como morto e, por isso, sua família foge da Alemanha. Mas reaparece no Brasil, magro, esquálido, cheio de marcas e ressentimentos.

Rachel Rosenberg (Débora Falabella) - Personagem fictício. Chega ao Brasil com cerca de 15 anos. Muito bonita e solta, despertará várias paixões, até mesmo do inacessível Bernardo, com quem viverá uma bela história de amor e de descobertas. Quer ser atriz e vai ser uma das alunas do professor Alfredo Mesquita, participando primeiro do espetáculo de amadores e depois integrando o elenco do Teatro Brasileiro de Comédia.

Oswald de Andrade (José Rubens Chachá) - Personagem real. Escritor, vai se apaixonar por Tarsila do Amaral e depois por Patrícia Galvão, a Pagu. É uma das figuras mais emblemáticas do Modernismo. Terá cerca de 30 anos no início da trama.

Tarsila do Amaral (Eliane Giardini) - Personagem real. Chega a São Paulo aos 30 anos, após uma temporada em Paris. Linda, rica e gentil, ela é amiga de Olívia Guedes Penteado, a grande mecenas e tia favorita de Yolanda. Uma das pintoras mais importantes do Brasil.

Assis Chateaubriand (Antônio Calloni) - Personagem real. Aparece já no primeiro capítulo da minissérie com cerca de 30 anos. Pessoa influente do jornalismo e admirador de Yolanda, cortejará a protagonista durante toda a vida.

Alberto Santos-Dumont (Cássio Scapin) - Personagem real. Também é um dos admiradores de Yolanda. Reservado, quase misterioso, é uma pessoa muito querida por Yolanda. Muito abalado pelo uso bélico do avião, comete suicídio em 1932.

Mário de Andrade (Pascoal da Conceição) - Personagem real. É o mais paulista dos escritores. Modernista, vai ter uma participação importante na vida de Bernardo e Maria Laura. É amigo de Tarsila e de Olívia Guedes Penteado e professor de piano de Yolanda. Mário pontuará com sabedoria e doçura esta história sobre São Paulo que, sem ele, não teria a mesma importância.

Anita Malfatti (Betty Gofman) - Personagem real. Pintora modernista, amiga de Oswald, Mário, Tarsila e Menotti Del Picchia. Com eles, forma o Grupo dos Cinco. Tem cerca de 30 anos quando a trama começa. Uma das artistas que também participa da Semana de Arte Moderna.

Patrícia Galvão, Pagu (Míriam Freeland) - Personagem real. A escritora e ativista política tem 18 anos quando aparece na trama. Encanta Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que praticamente a adotam com filha. Apesar de sua imensa admiração por Tarsila, acaba apaixonando-se por Oswald.

Paulo Prado (Tato Gabus) - Personagem real. Paulista rico, elegante, escritor, aparece com cerca de 30 anos. É entusiasta dos movimentos de vanguarda nas artes plásticas e na literatura. Amigo de Olívia Guedes Penteado, será o grande fomentador da Semana de Arte Moderna e elemento de ligação entre a aristocracia paulista e os novos escritores e artistas.

Leia mais
  • Minissérie vai mostrar imigração em SP, mas enfoque será na cultura
  • "Um Só Coração" mistura personagens reais e fictícios
  • Saiba como será a trama de "Um Só Coração"

    Especial
  • Veja galeria de fotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página