Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2004 - 10h24

Pesquisador registra locais em que "O Senhor dos Anéis" foi filmado

Publicidade

LEANDRO FORTINO
da Folha de S.Paulo, do enviado a Wellington

O que um fã não faz pelas coisas que idolatra? O neozelandês Ian Brodie, hoje com 46 anos de idade, desde adolescente era fanático pelo livro de J.R.R. Tolkien (1892-1973), "O Senhor dos Anéis". Ele lia as 1.212 páginas (que correspondem à soma das três partes, "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei") da obra e imaginava a aventura se passando nas paisagens alucinantes da Nova Zelândia.

Imagine a surpresa que ele teve quando soube, há sete anos, que o seu conterrâneo, o cineasta Peter Jackson, anunciou que filmaria não apenas um, mas três filmes sobre o seu livro favorito? Teve de participar de alguma maneira dessa empreitada. Com uma boa idéia na cabeça e uma câmera fotográfica na mão, arrumou um meio de unir prazer e sucesso: resolveu sair pelo país procurando os locais que Jackson usou para filmar sua trilogia e lançou o livro "The Lord of the Rings - Location Guidebook" (O Senhor dos Anéis - Guia das Locações), que já vendeu mais de 100 mil cópias na Nova Zelândia.

"No início, fiz tudo por conta própria. Baixei em meu computador uma cópia pirata de "A Sociedade do Anel" e saí pelo país atrás dos lugares por onde a equipe de filmagem havia passado", conta Brodie, que teve ajuda de um amigo piloto de helicóptero, que trabalhou no transporte da equipe de filmagens de Peter Jackson.

Mas, como precisava de fotos de cenas do filme para incluir em seu livro, teve de ir atrás do estúdio New Line, que produziu os três longas. Sua idéia foi muito bem aceita e ele teve o apoio necessário até para descobrir locações que não tinha encontrado.

Com todo o material dos dois primeiros filmes levantados, o livro ficou pronto em 2002 e caiu nas mãos de Jackson, que adorou o trabalho do fã.

"Eu e meu filho acabamos sendo convidados para participar como figurantes de "O Retorno do Rei". Eu fiz um dos habitantes de Minas Tirith, e meu filho, um dos orcs", conta Brodie, cheio de orgulho.

Com a bênção de Jackson, ficou fácil incluir as locações do terceiro filme em uma edição revisada, lançada em 1º/12, coincidindo com a estréia mundial do filme em Wellington, capital da Nova Zelândia.

É uma pena que o livro só possa ser publicado em inglês e, por enquanto, somente na Nova Zelândia. "Foram as condições impostas pela família de J.R.R. Tolkien, que detém os direitos da obra do escritor, mas para mim o mais importante foi poder publicar o trabalho", explica Brodie.

The Lord of the Rings - Location Guidebook
Autor: Ian Brodie
Lançamento: ed. Harper Collins (128 págs.)
Quanto: US$ 15,95
Onde encomendar: www.amazon.com
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página