Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2004 - 09h23

Sundance assiste à pré-estréia mundial de "Diários de Motocicleta"

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online

"Diários de Motocicleta", o novo filme de Walter Salles, 47, será apresentado em primeira mão neste sábado, dia 17, no Festival de Sundance, em Park City, nos Estados Unidos. O filme será exibido em outras três sessões do festival, que promove o cinema independente e foi fundado por Robert Redford, produtor-executivo do longa.

Estrelado pelo ator mexicano Gael García Bernal, 25, "Diários de Motocicleta" foi selecionado para a seção World Première do festival de Sundance, a mesma em que "Central do Brasil", do mesmo diretor, foi apresentado em 1998.

Divulgação
Cena de "Diários de Motocicleta"
No filme, Bernal vive o revolucionário Che Guevara ainda jovem, quando, em 1952, viajou em uma motocicleta Northon 500 com o amigo Alberto Granado pela América Latina, saindo da Argentina.

"Diários de Motocicleta" é baseado nos relatos que Guevara escreveu sobre a primeira viagem que fez com o amigo pelo continente latino-americano, na moto que eles apelidaram de "La Poderosa".

Segundo Salles, o filme foca a juventude de Guevara, três anos antes de conhecer Fidel Castro e sete anos antes de transformar em um mito.

As pesquisas e filmagens aconteceram no ano passado na Argentina, no Chile e no Peru. O roteiro é de José Rivera, estreante na área. Para o filme, Salles foi também a Cuba e conversou pessoalmente com Granado e com o filho de Guevara, Camilo.

Produzido nos EUA, o filme é falado em espanhol. Para Salles, "a aventura de Guevara e Granado revela uma geografia física e humana que nos é própria, a da América Latina".

O filme dura 2h10min e foi feito em Super 16. Ele deve ser lançado no Brasil entre junho e julho.

Carreira

Salles foi aclamado em 1998 nos EUA com "Central do Brasil", quando seu trabalho começou a ser divulgado no exterior. Depois, quando lançou "Abril Despedaçado" (2001), também obteve prestígio junto à indústria cinematográfica.

Produtor de filmes como "Madame Satã" e "Cidade de Deus", ele também foi jurado do festival de Cannes no ano retrasado, quando apresentou o curta-metragem "A Saga de Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic".

Em 2004, com o lançamento de "Diários de Motocicleta", o cineasta trabalhará na produção de "Dark Water", filme que será estrelado pela vencedora do Oscar Jennifer Connelly.

Leia mais
  • Veja texto inédito de Walter Salles sobre "Diários de Motocicleta"

    Especial
  • Veja fotos do filme "Diários de Motocicleta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página