Publicidade

Ilustrada
21/05/2008 - 16h43

Flip confirma presença de mais 7 escritores em Paraty

Publicidade

da Folha Online

A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) anunciou, nesta quarta-feira (21), mais sete nomes de autores que irão participar do evento, a ser realizado entre os dias 2 a 6 de julho, em Paraty (litoral do Rio).

Entre os escritores confirmados estão o colunista da Folha Contardo Calligaris e o jornalista Humberto Werneck. Os demais autores são Modesto Carone, Lorenzo Mammi, Vanessa Barbara, Emilio Fraia e Vitor Ramil. Ao todo, a feira prevê a participação de 20 autores nacionais.

Os organizadores da feira divulgaram os seguintes perfis sobre sete escritores:

Contardo Calligaris (1948, Milão, Itália), nascido na Itália e radicado no Brasil, vem desempenhando nos últimos anos importante papel de intelectual público em reflexões sobre cinema, choque cultural, relações amorosas e política. Seu primeiro romance, "O Conto do Amor", recentemente lançado pela Companhia das Letras, utiliza um pouco dessa heterogeneidade para contar a história, semi-autobiográfica, do psicoterapeuta que vai a Toscana investigar o passado do pai e começa a questionar sua própria origem.

Humberto Werneck (1945, Belo Horizonte) é jornalista e escritor. Ao longo de 30 anos de carreira, Werneck passou por alguns dos principais veículos da imprensa nacional e se celebrizou pela qualidade de sua prosa jornalística e por sua apuração minuciosa. Entre suas obras, destacam-se "O desatino da rapaziada" (1992), retrato da geração de jornalistas e escritores mineiros de que fizeram parte Otto Lara Rezende, e o recém-lançado "O Santo Sujo" (Cosac Naify, 2008), biografia do músico e boêmio modernista Jaime Ovalle.

Modesto Carone (1937, Sorocaba) é considerado um dos maiores especialistas brasileiros em Kafka. Sua ficção está intimamente relacionada ao seu trabalho de tradução. Sua linguagem é seca e protocolar, como a do escritor alemão, e o universo kafkiano pode ser encontrado em sua obra, que inclui os vencedores do Prêmio Jabuti "As Marcas do Real" e o áspero e encantador "Resumo de Ana".

Lorenzo Mammì (1957, Roma, Itália) é crítico de arte e doutor em filosofia pela USP, onde dá aulas de filosofia medieval. Radicado no Brasil desde 1987, publicou dezenas de artigos e escreveu dois livros, "Volpi" (2002) e "Carlos Gomes" (2001). Professor de história da música por 13 anos, o escritor discutirá bossa nova durante a Flip.

Vanessa Barbara (1982, São Paulo), jornalista e escritora, é editora do almanaque virtual "A Hortaliça" e colaboradora da revista "Piauí". Adepta do novo jornalismo, escreveu o recente "O Livro Amarelo do Terminal" (Cosac Naify 2008), livro-reportagem sobre a rodoviária do Tietê.

Emilio Fraia (1982, São Paulo) é jornalista e parceiro da escritora Vanessa Barbara no texto da novela "O Verão do Chibo", lançado pela Objetiva recentemente.

Vitor Ramil (1966, Pelotas) é músico e iniciou a carreira aos 18 anos, com "Estrela Estrela" (1981) e desde então lançou sete discos. "Satolep", lançado há pouco pela Cosac Naify, dialoga com o disco "Satolep Sambatown" (2007).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca