Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2008 - 15h48

Em Cannes, Brasil define forte participação no Festival de Roma

Publicidade

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

O Brasil conseguiu marcar forte presença no 61 Festival de Cannes com filmes na mostra competitiva, na "Un Certo Olhar" e curtas --um deles, "Areia" de Caetano Gontardo, abriu a Semana da Crítica--, mas a presença brasileira deve ser ainda maior no Festival de Roma, que ocorre em outubro deste ano.

Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sílvio Da-Rin, o Brasil foi contar com duas mostras de produção recente no evento italiano --incluindo, talvez, uma de filmes inéditos. Além do cinema, a comitiva brasileira deve levar artes-plásticas, shows e outros eventos para a praça Navona no mesmo período do festival.

Os encontros com os organizadores do festival italiano ocorreram durante a presença de Da-Rin em Cannes, onde prestigiou a abertura do festival, com o filme "Ensaio sobre a Cegueira", do diretor Fernando Meirelles.

A Itália é um dos países que o setor audiovisual do Brasil mais visa, segundo Da-Rin. O país é acompanhado nesta categoria de prioridade por Espanha, França e Alemanha. "O Reino Unido também é um parceiro importante, mas apresenta vários problemas", disse o secretário ao comentar obstáculos relativos ao custo e volume de oportunidades no país.

Além do Festival de Roma, Da-Rin disse ter entrado em negociações para participação brasileira em outros festivais. Um dos destaque dos encontros do secretário foi a tentativa de fomentar mais co-produções entre Brasil e França, devido ao ano da França no Brasil, que ocorre em 2009.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página