Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2004 - 12h43

Rádio britânica transmite composição silenciosa de John Cage

Publicidade

da Folha Online

A rádio britânica BBC vai executar hoje a peça "4'33", de John Cage, uma obra com quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio absoluto.

A rara transmissão faz parte do concerto da BBC Symphony Orchestra, dedicado ao compositor americano de vanguarda.

Roger Wright, controlador da estação de música clássica da BBC, disse que o trabalho é um clássico americano que é "mais falado do que executado".

Para a transmissão da peça foi necessário o desligamento de um sistema de emergência criado para encobrir grandes espaços de silêncio na programação da rádio.

A composição de Cage levou o público a abandonar a sala quando foi executada pela primeira vez, em 1952, e tem dividido a audiência por mais de meio século. Ele morreu em 1992, aos 79 anos de idade.

Se os apreciadores de música clássica não reconheceram o valor do trabalho de Cage, pelo menos a Justiça o fez.

Em 2002, os responsáveis pela obra do compositor entraram com um processo de plágio contra o músico britânico Mike Batt, por ter incluído uma faixa silenciosa de um minuto no disco de sua banda de rock, The Planets.

Batt concordou em pagar uma quantia não divulgada, de algumas centenas de milhares de dólares, para os proprietários dos direitos autorais de Cage.

Com Associated Press
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página