Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2004 - 20h33

Retrospectiva 'inunda' Oca, em SP, com obras de Pablo Picasso

Publicidade

da Folha Online

Uma retrospectiva de toda a carreira do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) vai 'inundar' a Oca, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, a partir do próximo dia 28. São 125 obras, a maior exposição sobre o artista já realizada na América Latina.

"Picasso na Oca - Uma Retrospectiva" vai até 2 de maio. As obras são do acervo do Museu Picasso de Paris, na França, e a exposição é realizada pela BrasilConnects, a mesma organização privada que trouxe a São Paulo as mostras dos guerreiros de Xi'an, da Tate Britain e dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Dentre as 125 obras de Picasso, considerado o maior artista do século 20, estão suas primeiras pinturas, realizadas aos 15 anos, e trabalhos terminados pouco antes de sua morte.

A curadora do museu Picasso de Paris, Dominique Dupuis Labbé, foi escolhida para fazer a seleção das obras que estão no Brasil. Entre elas estão "Le Baiser" (1925), "Minotaure" (1936), "Baigneuse" (1931), "Femme Assise Devant La Fenêtre" (1937), "Femme Enceinte" (1949), "Nu Cpuche" (1932), "Verre Pipe - As de Tréfle et dé" (1914) e "Le Retour du Baptême, D'Aprés, D'Aprés Le Nain" (1917).

Na mostra, que também tem esculturas, gravuras, fotografias e cerâmicas, o pintor aplica várias técnicas e suportes. No total, são 45 pinturas, 20 esculturas, 56 obras sobre papel e quatro cerâmicas.

Na entrada da exposição, o visitante passará por um túnel com projeções e espelhos que trarão imagens do artista em várias fases de sua vida, além de projetar suas principais obras. No segundo andar, haverá um espelho d'água, onde seis esculturas ficarão dispostas em frente à rampa.

A cenografia da exposição "Picasso na Oca" é do arquiteto Felipe Tassara e da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas, que optaram por manter a Oca toda branca, para que as cores não interferissem nas obras do pintor espanhol.

A exposição da Oca será dividida em 32 módulos, de acordo com as fases pelas quais Picasso passou em sua vida e carreira.

Como Picasso também caiu nas graças do público infantil, a Oca terá também uma série de atividades no seu subsolo, com o Programa Educativo da BrasilConnects.

Oficinas e eventos especiais serão realizados para grupos de escolas públicas, privadas e de entidades sociais que procurarem, com antecedência, a BrasilConnects. A visita para grupos escolares é gratuita. As excursões podem ser feitas durante a semana, entre terça e sexta-feira, durante todo o dia. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0/xx/11/3253-7007 ou pelo e-mail agendamento@brasilconnects.org.

Na próxima terça-feira, dia 27, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, participam de um coquetel para inaugurar a exposição. O evento faz parte das comemorações dos 450 anos de São Paulo.

"Picasso na Oca - Uma Retrospectiva"
Quando:
de 28 de janeiro a 2 de maio. De terça à sexta-feira, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 21h
Onde: Parque do Ibirapuera - Pavilhão da Oca
Quanto: R$ 10,00; R$5,00 (meia entrada); menores de 5 anos e maiores de 65, aposentados e deficientes físicos têm entrada franca

Especial
  • Programe-se para ver a retrospectiva de Picasso na Oca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página