Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2004 - 09h02

Pianista foi pioneiro na eletrônica

Publicidade

especial para a Folha

Nascido no Alabama (EUA), em 1914, Herman Poole Blount tocou piano em vários grupos, antes de investir na carreira de líder.

Ao montar sua Arkestra, em Chicago, em 1953, Blount assumiu enfim a extraterrena identidade de Sun Ra. A Arkestra começou tocando bebop, mas Sun Ra não demorou a encontrar um caminho próprio, combinando versões excêntricas de standards com improvisações livres, que o transformaram em precursor do jazz de vanguarda.

Sun Ra foi um pioneiro do uso da eletrônica no jazz. Sua obsessão por outros planetas e pela temática espacial o levou, ainda nos anos 50, a praticar inusitadas experimentações com teclados e sintetizadores pré-históricos, como o Rock-si-chord.

Ao longo das quatro décadas em que comandou suas diversas bandas, Sun Ra gravou mais de 200 discos --grande parte editados por seu próprio selo, o Saturn.

O apoio de uma grande gravadora aconteceu quase ao final de sua vida, com o apoio da A&M.

Após a morte do líder, em 1993, a Arkestra ficou sem gravadora, o que fez o percussionista Élson Nascimento criar o selo El Ra. Por ele foi lançado "A Song For The Sun" (1999), único álbum da atual Sun Ra Orchestra, que pode ser encomendado pelo www.elrarecords.com.

Leia mais
  • Sun Ra Arkestra aterrissa maio em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página