Era digital é tema do festival teatral Fringe, em Edimburgo
da Reuters, em Edimburgo
O festival Fringe de Edimburgo, maior celebração das artes teatrais do mundo, que acontece na capital da Escócia, irá explorar todas nuances da era digital em sua nova edição deste ano.
| 19.mai.2007/EFE |
![]() |
| Dois espetáculos do Fringe são dedicados ao ex-premiê Tony Blair |
O premiê britânico Gordon Brown não será "homenageado", mas seu predecessor, Tony Blair, terá dois espetáculos dedicados a ele.
Quase 19 mil artistas, incluindo 3.000 de fora do país, participarão do recorde de 2.088 espetáculos no Fringe, que será entre 3 e 25 de agosto.
O diretor do Fringe, Jon Morgan, disse nesta quinta-feira (5) que a edição deste ano terá "uma seção sobre a mídia digital, a web, a internet e os sites de relacionamento social --tanto os lados positivos como os engraçados--, além de alguns de seus aspectos negativos".
O Royal Court Theatre de Londres tratará de relacionamentos em "Free Outgoing", no qual um videoclipe de celular de uma garota transando na sala de aula é difundido em todo o país. Dan Marsh relatará seu caso de amor no MySpace e a prole resultante.
Há também espetáculos sobre o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e os 20 anos de luta pela democracia em Mianmar. "As pessoas realmente se interessam pelos problemas políticos", disse Morgan.
Em "Eco-Friendly Jihad", um ambientalista entra para a Al Qaeda para lutar para reduzir as emissões de carbono dos EUA.
"The Arab, the Jew and the Chicken", escrito e representado por atores árabes, israelenses, judeus e muçulmanos, fala do conflito, da identidade e do cotidiano no Oriente Médio.
Quarenta e sete outros países estarão representados no Fringe, e Morgan disse que um problema crucial é a emissão de vistos para muitos dos artistas vindos de fora da União Européia.
A programação do Fringe e as reservas para os espetáculos estarão disponíveis on-line a partir de 9 de junho no site oficial do evento.
Leia mais
- Lucrecia Martel e Karim Aïnouz ministram oficina da Flip 2008
- Veja a programação da 6ª Festa Literária Internacional de Paraty
- Exposição sobre 11 de Setembro é inaugurada na França
- Pelé terá documentário produzido para TV dos EUA
Especial


