Roberto Carlos e Caetano Veloso cantam Tom Jobim em projeto
da Folha Online
O banco Itaú lançou na manhã desta quinta-feira o Itaúbrasil, plataforma de eventos que pretende difundir a cultura brasileira e que, em sua primeira edição, celebrará os 50 anos de bossa nova.
Dentre as principais ações desta edição, estão uma exposição sobre o ritmo brasileiro, shows com Roberto Carlos e Caetano Veloso cantando clássicos de Tom Jobim, uma turnê com Miúcha e Os Cariocas, uma homenagem a João Donato e volta de João Gilberto aos palcos brasileiros.
| Marcos Cruz/João Sal/Folha Imagem |
![]() |
| Cantores Caetano Veloso e Roberto Carlos farão homenagem a Tom Jobim em shows |
A âncora do projeto será uma exposição tecnológica na Oca, localizada no parque do Ibirapuera, em São Paulo, programada para abrir no próximo dia 7 de julho.
A mostra, que fica em cartaz por dois meses, é descrita pela organização como "a maior e mais moderna já realizada no mundo sobre o tema, que transportará o público para o momento da criação do estilo que projetou a música brasileira internacionalmente".
A programação do Itaúbrasil inclui ainda dois shows concebidos especialmente para a ocasião --a união inédita de Roberto Carlos e Caetano Veloso em homenagem a Tom Jobim e o encontro de jovens artistas para celebrar João Donato--, além dos shows que marcam a volta de João Gilberto aos palcos nacionais após intervalo de cinco anos.
Tom Jobim
O encontro inédito entre Roberto Carlos e Caetano Veloso, prestando homenagem a Tom Jobim, contará com três únicas apresentações. No dia 15 de agosto, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe o show que, nos dias 25 e 26 de agosto, poderá ser visto no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Os shows contarão com cenografia de Daniela Thomas e direção musical e arranjos assinados pelo músico Jaques Morelenbaum.
"Pela primeira vez na história, dois cantores e ídolos da música popular brasileira se reúnem em tributo ao maestro soberano. Roberto Carlos e Caetano Veloso dividem o palco por conta da música de Antonio Carlos Jobim", afirmou Zuza Homem de Mello, um dos curadores do projeto.
| Divulgação |
![]() |
| João Gilberto retornará aos palcos brasileiros no projeto após intervalo de cinco anos |
João Donato
A homenagem a João Donato reunirá novos intérpretes da música brasileira, como Adriana Calcanhotto, Bebel Gilberto, Fernanda Takai, Marcelo Camelo, Marcelo D2 e Roberta Sá, com direção musical e arranjos de Mario Adnet.
Os concertos acontecem nos dias 8 e 9 de julho no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e no dia 11 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
João Gilberto
A volta de João Gilberto aos palcos brasileiros será em quatro apresentações. Nos dias 14 e 15 de agosto, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo; em 24 de agosto, no Theatro Municipal carioca; e em 5 de setembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador.
"O desenvolvimento sustentável de uma nação não pode prescindir da valorização de sua cultura, do mesmo modo que a celebração dos 50 anos da bossa nova não pode prescindir da presença de João Gilberto", destaca Antonio Matias, vice-presidente do Banco, sobre o músico.
Itaúbrasil
| Divulgação |
![]() |
| Exposição sobre bossa nova na Oca será âncora da primeira edição do Itaúbrasil |
Segundo os organizadores, o Itaúbrasil, que em breve divulgará os horários e valores de todos os eventos de sua primeira edição, terá programação anual com formato e tema variáveis.
O time de curadores do Itaúbrasil é formado por renomados profissionais ligados a cultura como o escritor e produtor musical Nelson Motta, o musicólogo e crítico musical Zuza Homem de Mello, o antropólogo Hermano Vianna, o músico Zé Nogueira, o jornalista Hugo Sukman, o designer e documentarista Marcello Dantas, o videomaker e ensaísta Carlos Nader e o produtor musical Pedro Albuquerque.
Susana de Moraes atuou como consultora no grupo, completo pela produtora e diretora Monique Gardenberg, cuja empresa, Dueto, assina a produção do evento.
Em 2007, o grupo Itaú destinou R$ 183 milhões a projetos sociais e culturais, segundo informações da própria empresa.
Leia mais
- Governo espanhol anuncia apoio à Fundação Oscar Niemeyer
- Lucrecia Martel e Karim Aïnouz ministram oficina da Flip 2008
- Carla Bruni, primeira-dama francesa, lança disco em julho
- Pelé terá documentário produzido para TV dos EUA
Livraria da Folha
- Livro explica o mito ROBERTO CARLOS e mostra como ele modernizou o gosto musical brasileiro
- Livro explica o inexplicável CAETANO VELOSO, suas muitas faces e fases; leia capítulo
Especial




